Sabes os mandamentos? IV

Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
 (Êxodo 20.8 cf  Deuteronômio 5.12) 

Passa lá em casa!
Texto do rev. Paulo Schütz
Marisa e Raimundo encontram-se pelo menos uma vez por semana, como costuma acontecer com todos os namorados. Nesses encontros, eles usufruem da companhia do outro, relembram os momentos vividos juntos, sonham e fazem planos para o futuro.
Em diversas ocasiões, a bíblia se refere aos crentes como noivas a espera de Cristo, para as bodas. Enquanto esperam, encontram-se com ele, pelo menos aos domingos, também pelo simples prazer de estarem juntos, para recordar o passado e preparar-se para viver juntos para sempre.
Tudo começou quando Deus, tendo criado o homem no sexto dia e assim concluído sua obra, reservou o sétimo para descansar, o santificou e procurou o homem pela viração do dia, mas este fugiu dele. O criador iniciou então um longo trabalho para restaurar a forma original do homem tal como havia criado, à sua imagem e semelhança. No deserto, ele pode enfim revelar seu nome e marcar um novo encontro, para o sábado.
Nesse dia, o homem descansaria como Deus, recordando que havia sido criado à sua imagem e semelhança. E, como Deus, ele seria benevolente e faria descansar, como ele próprio, seu filho, sua filha, seu servo, sua serva, seu animal e o forasteiro, pois se lembraria também dos bons e dos maus momentos que passara como servo e forasteiro nas terras do Egito.
Esse relacionamento prosseguiu por muitos séculos, bastante conturbado, a semelhança da maioria dos namoros, até que o verbo, que era Deus, se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e estará conosco até a consumação dos séculos. Então, o sábado, o descanso após a obra de criação, foi superado; agora guardamos o domingo, o primeiro dia de uma nova semana, o início de uma nova criação.

Leia também  Sabes os mandamentos I - Sabes os mandamentos? II - Sabes os mandamentos III
Referências bíblicas:
Êxodo 20.8-11; Deuteronômio 5.12-15; Gênesis 1.26-27; 2.1-3; 4.8-10;
___________________

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.