Sabes os mandamentos? I

Alguém muito especial!

Não terás outros deuses diante de mim. Êxodo 20.3; Deuteronômio 5.7
Segunda unidade de estudos de Muito prazer, Bíblia
Texto do rev. Paulo Schütz.

Vou te apresentar alguém muito especial! - anunciou Marisa, enquanto puxava sua amiga pelo braço.
 Raimundo, Luísa! Luísa, Raimundo!
 Você é realmente muito bonita!
Para você, ela não tem nada que ser bonita. O importante é que ela vai ser uma boa funcionária.
Muito bem! Só que não vamos tratar disso agora! Amanhã você passa na empresa e acertamos os detalhes de seu contrato.
Marisa e Luísa são grandes amigas. Trocam confidências, ajudam-se mutuamente, a tal ponto que a primeira indicou a outra para trabalhar com seu namorado. Mas não há compromisso formal de parte a parte; o que as mantêm unidas é a satisfação da própria amizade.
Com Raimundo ela vai ter um compromisso mais sério, pois vão formalizar um contrato estabelecendo direitos e deveres de parte a parte, embora, fora do estabelecido, eles continuarão livres para se relacionarem com quem quiserem.
Já o relacionamento que Marisa pretende ter com Raimundo será bem diferente: permanente, exclusivo, incluirá todos os setores de suas vidas e as consequências de um provável rompimento poderão ser muito traumáticas.
Dizemos então que Marisa tem uma amiga, Luísa. Tem um namorado e terá um marido, Raimundo. Este tem uma nova amiga e terá uma funcionária, Luísa. Esta tem uma amiga, Marisa, um amigo e terá um patrão, Raimundo. Em todos esses casos o verbo ter possui diferentes significados e em todos eles implica em algum compromisso de parte a parte.
E o que significa ter  vários deuses, um deus ou o Deus, e em que compromissos implica?  O povo da bíblia passou a ter seu Deus não porque o escolheu dentre outros, ou junto com outros, mas porque este o elegeu dentre os povos e o libertou da escravidão no Egito e, por isso, ainda no deserto, o proibiu de ter qualquer outro deus diante dele, muito menos em seu lugar.
Mais tarde, antes de entrar na terra prometida, Josué conclamou o povo a servir ao Deus que o libertara e nominou os que deveriam ser abandonados como consequência: “os deuses a quem serviram vossos pais”, os “dos amorreus” e “os deuses estranhos que há entre vós”. Mas verificamos que estes continuaram fazendo parte da vida do povo e outros surgiram, como “carros e cavalos”, que representa o poderio militar; no tempo de Jeremias eram “segundo o número de tuas cidades” e, entre eles, uma tal “rainha dos céus”. Mateus acrescenta as riquezas neste rol.
Em cada caso o verbo ter assume significado próprio, como servir, temer, obedecer, confiar, gloriar-se nele, trazer as marcas, ouvir, amar, devotar-se; também levantar altar, queimar incenso e oferecer libações para.
Com certeza, essas listas não são conclusivas, mas dão uma ideia da profundidade e do dinamismo do verbo ter quando aplicado ao Deus vivo. Com pouco esforço, podemos  identificar muitos outros que surgiram desde os tempos bíblicos até hoje com características semelhantes às dos falsos deuses nelas relacionados, os quais vieram engrossar o exército dos que nos assediam e encantam nos dias atuais.

No nosso caso, também não somos nós que escolhemos nosso Deus, nós o temos porque não há outro além dele, foi ele que decidiu nos criar, cuidar de nós e nos libertar em Jesus Cristo. Qualquer outro ou outros que assumirmos não poderá ocupar seu lugar, pois ele continuará sendo nosso criador, nos cuidando e libertando. Os outros estarão sempre diante dele, não passando de meras criaturas suas ou, pior, criação nossa, deuses falsos e impotentes.

Referências bíblicas:
Josué 24.14-28; Salmo 20.6-9; Jeremias 11.1-14; 44.15-23; Mateus 6.14; Gálatas 6.11-17.

Muito prazer, Bíblia inicia uma nova etapa. Depois dos três estudos introdutórios com o título geral de "Muito prazer, Bíblia!", agora postamos o primeiro estudo dos Dez mandamentos, intitulado "Sabes os Mandamentos?




Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.