Dia do Senhor por Heen |
O dia correspondente ao primeiro dia da semana judaica era chamado
tou élíon emera pelos gregos, pelos
romanos igualmente dies solis . A
recomendação de I Co 16.2 para contribuir com alguma coisa semanalmente, no
primeiro dia da semana, para a comunidade cristã de Jerusalém, supõe, sem
dúvida, uma reunião religiosa, realizada naquele dia; cf. At 20.7. Esse último
texto não prova que os cristãos de Troas se tenham reunido semanalmente, mas,
de qualquer maneira, é muito provável que as igrejas paulinas tenham conhecido
a praxe da celebração do domingo. A insistência com que Mt 28.1; Mc 16.2; Lc 24.1
e, sobretudo Jo 20.1-19 (cf. também Jo 20.26: oito dias depois) mencionam que a
ressurreição de Jesus se deu no primeiro dia da semana, sugere que aquela praxe
deve ter sido bastante comum. O caráter próprio do domingo como o dia
consagrado à glorificação da dignidade do Senhor (Kurios), que Cristo havia obtido pela sua ressurreição,
manifesta-se claramente na denominação kuriake
emera (propriamente "dia imperial”), em Ap 1.10 (cf. também Didaqué 14.1).
Se a celebração do domingo teve a sua origem na igreja-mãe de Jerusalém, ou
entre os cristãos gentios paulinos, é um ponto discutido; em favor da origem
hierosolimitana pode-se alegar At 2.2, onde os apóstolos estavam novamente
reunidos no 50° dia (um domingo).
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