Sincretismo brasileiro |
Qual é a tarefa principal da igreja: adoração ou comunhão?
Se adorar é o extremo de amar, por conseguinte não podemos a adorar a Deus a
quem não vemos, e não tem comunhão com o próximo a quem vemos, é mais ou menos
o que dizia João em sua primeira carta. Mas existem alguns aspectos que ainda
ficam pendentes nessa questão. Por exemplo, saber quando a adoração e a
comunhão se completam e quando se excluem.
A adoração perfeita começa pelo reconhecimento da distância
que existe entre nós e Deus, em admitir o valor absoluto de Deus. Mas por um
lado, eu posso muito bem admitir esse valor singular e não estar nem aí para o
valor que o resto do mundo dá a ele. O complemento desse reconhecimento é o
compartilhamento, porque essa adoração nos constrange a revelar ao mundo tudo aquilo
que Deus tem feito por nós. Mas será que nós queremos de fato essa comunhão? A
pergunta é boa pra mim, porque eu nunca gostei do tipo de evangelização feito
na pressão, a imperiosa obrigatoriedade de se evangelizar dessa forma como
sendo a única. Isso me revolta, eu chamo isso de evangelização na marra. Se
evangelização é isso, eu não nasci para evangelizar. Estou fora, podem tomar de
volta as minhas credenciais.
Queremos mesmo que todo joelho se dobre e que toda a língua
confesse ser Jesus, o Senhor? Queremos que as outras pessoas o adorem também? Esse
raciocínio nos faz concluir que o objetivo final da evangelização é a adoração.
Mas a evangelização não é prestar um favor
aos pobres infiéis pecadores, porque esses somos nós. Na evangelização nós
estamos pedindo o favor deles para que, em comunhão conosco, nos ajudem a
adorar a Deus verdadeiramente. Que eles nos ajudem a oferecer um sacrifício
aceitável a Deus. Nós precisamos deles para prestar o culto verdadeiro que, nas
palavras de Jesus, tem que ser em espírito e em verdade.
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