O que é IMPIEDADE?

Phryne ante o Areópago, Jean Leon Gérôme
No Primeiro Testamento, impiedade é a de Deus. Negação que é o contrário de conhecimento de Deus (Pv 11.9; Job 8.13), de piedade (Sl 36.2-5) e de sabedoria. Na literatura sapiencial as palavras ímpio, prepotente, perverso, zombador, estulto, designam o mesmo tipo de homem, considerando-o apenas sob diversos pontos de vista: é o homem que não dá valor a normas mais altas, nem a Deus ou a seus mandamentos, e faz fortuna por meio de opressão e toda espécie de práticas fraudulentas.

O ímpio esquece Deus (Job 8.13), despreza-o (Sl 10.3) e provoca-o (Is 5,12); age como se Deus não existisse (Sl 10.4; 14.1; 53.2), como se Deus não fosse vivo (Sf 1.12; Job 22.17) e não visse nada (Sl 94.7; Job 22.13); ele acha que não vale à pena servir a Deus (Ml 3.14). O ímpio peca por injustiça, fraude, mentira, opressão, soberba, e contra o caráter moral de Javé. Pois os ímpios veneram-no como um deus da natureza (Os 2.8; 8.6; 13.2) e não se preocupam com as leis morais (Am 4.4; Os 6.6).

A impiedade não fica sem castigo. Várias vezes é formulado o pensamento de que ela traz a sua punição em si mesma. Ai do ímpio, porque nada lhe correrá bem; ele receberá segundo as obras de sua mão (Is 3,11). Comerá do fruto da sua maldade, fartar-se-á da própria impiedade (Pv 1,31; Sl 7.16; 37.14). Quem semeia ventos colhe tempestades (Os 8.7). Mais ainda: os ímpios terão de contar com a retribuição de Deus. 

Os profetas ameaçavam incessantemente o povo ímpio (Am 2.14- 16; Os 2.2-13; Jr 4.11-31; Mq 3.9-12) e os homens ímpios (Jr 31.29; Ez 18.1-13) com os castigos de Javé. A literatura sapiencial faz o mesmo: a maldição de Javé habita na casa do ímpio; dos escarnecedores ele escarnecerá (Pv 3.33s). Notemos que quase todos os livros do AT esperam essa punição na vida terrestre; apenas alguns textos posteriores contam com uma retribuição no além (Sl 49.15; Dn 12.2).

No Segundo Testamento encontra-se a mesma concepção de impiedade que no Primeiro (Jd 4.15; Rm 11,26; II Tm 2.16). Todos os pecadores podem ser chamados ímpios (Jd 15). Não escaparão ao juízo de Deus que os punirá para sempre (Jd 13; l Pe 4.18; Rm 1.18). Nesse último texto impiedade significa a cegueira culpável dos pagãos, que não conheciam o único Deus, embora Deus se tivesse manifestado claramente em suas obras.

Fonte:  Dicionário Enciclopédico da Bíblia, A. Van Den Born. Vozes 1985. 

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