Guarde o que você tem

A segunda trombeta, Museu de Arte de NY
Guarde o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Carta à igreja de Filadélfia (Apocalipse 3.11)

Texto do rev. Jonas Rezende.                                     

Apocalipse, em grego, significa revelação, e não catástrofe. O livro bíblico que tem este nome revela uma filosofia da História, que mostra a vitória do projeto de Deus na vida do homem e de todo o Universo.

Logo na abertura, especificamente na carta endereçada à igreja de Filadélfia, encontramos esta exortação de Jesus, para a qual peço sua especial a pode também nos dizer com recomendação tão incisiva. Isto é, o que devemos gtenção. Diz o Cristo: “Guarde o que você tem.” Muitas vezes penso sobre o que Jesusuardar?

A experiência útil do passado. O homem ainda estaria quebrando coco com pedra lascada, no interior das cavernas, não fossem as experiências acumuladas através dos tempos. Alguém avaliou o poder da experiência em todos os níveis e áreas, afirmando: “Até um anão enxerga mais longe quando está nos ombros de um gigante.”

As oportunidades do presente, Cristo nos mostra, em uma de suas mais significativas parábolas, o perigo de sepultarmos nossos talentos, as oportunidades que encontramos em cada esquina da Vida. E. Edmund Burke, no século XVIII, acrescenta: “Ninguém comete erro maior do que não fazer nada por só fazer um pouco.”

A esperança na construção do futuro. Apenas com esperança caminhamos com entusiasmo, em meio às dificuldades que nos cercam. A esperança, para São Tomás de Aquino, é o sonho do homem acordado.

E eu sonhei que um dia
no mundo que alcançou maioridade,
sem religiões, sem trancas,
sem mentiras, sem exércitos, sem bandeiras,
sem o recurso subumano das fronteiras,
sem anseio de céu ou medo de juízo,
a Cidade do Homem era um sorriso.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.