As três Marias, Stations of the Cross |
As descrições da crucificação nos evangelhos parecem ser relatos de testemunhas oculares. Mas quem poderiam ser estas testemunhas? Mateus 26.56 diz que todos os discípulos fugiram quando Jesus foi preso. Então, não temos porque não pensar que eles ficaram longe da crucificação por medo, fato que Pedro corrobora integralmente quando negou Jesus por medo de ser preso.
O Calvário ficava fora dos muros de Jerusalém, mas não muito
distante. Tantos os perseguidores quanto os discípulos chegariam ao local com
facilidade, mas quem de fato esteve lá?
Mateus relata que haviam várias testemunhas que incluíam
soldados romanos, publicanos, uma turba de zombadores e os dois ladrões que iam
ser também crucificados. No entanto, a única referência da presença de um
seguidor de Jesus está em Mateus 27.55-56, que diz que algumas mulheres acompanhavam
de longe, e cita os nomes Madalena, Maria, mãe de Tiago, e a mãe de dos filhos
de Zebedeu. Não há qualquer nome de homem na lista.
O que Marcos nos conta no seu evangelho é muito semelhante a
Mateus. Acredita-se, inclusive, que Mateus é uma cópia deste. Em Marcos
15.40-41 lemos que mulheres assistiram de longe e menciona especificamente
"Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé".
Lucas, que também copiou o evangelho de Marcos, fala de
seguidores de Jesus observando à distância, mas não arrisca citar um nome sequer.
Coube a João definir os nomes mais aceitos pela igreja em
todos os tempos. Ele diz que haviam mulheres e um discípulo estava "perto
da cruz", e que Jesus lhes falou da cruz. As mulheres são
identificadas como a mãe de Jesus, Maria, Maria, mulher de Cléofas e Maria
Madalena, mas fala também de um discípulos, que o chama de "o discípulo
que Jesus amava". Um nome que só aparece no evangelho de João e que é
identificado com o próprio evangelista.
Se relacionarmos todos os nomes citados na hora exata da crucificação
teremos:
1. Maria Madalena (mencionada por Mateus, Marcos e João)
2. Maria, mãe de Tiago e de José (mencionada por Mateus e
Marcos)
3. A mãe dos filhos de Zebedeu (mencionada por Mateus)
4. Salome (mencionada por Marcos)
5. Maria, mãe de Jesus (mencionada por João)
6. Maria, mulher de Cléofas (mencionada por João)
7. Uma irmã sem nome da mãe de Jesus (mencionado por João)
8. O Discípulo Amado sem nome (mencionado por João)
Como podemos averiguar as mulheres, invariavelmente,
presentes em esmagadora maioria. Embora se especule muito sobre quem era o
discípulo amado, os evangelhos continuam enfatizando a presença das mulheres, e
principalmente das que se chamam Maria. Não obstante os evangelhos não serem
unânimes em afirmar quem eram as tais Marias, deixam bem claro que foram apenas elas
seguiram que Jesus de perto em todos os momentos do seu ministério.
Mais do que fazer uma simples exaltação a essas corajosas e
obstinadas testemunhas, Jesus dá a elas a comissão de anunciar o evangelho aos restante
dos discípulos. Assim como quem recebe uma notícia de segunda mão, nós, os
homens, estamos ainda perdidos entre a nítida preferência que Jesus fez pelas
mulheres no seu ministério, e a negação dessa absurda dessa comissão. É preciso
perguntar aos líderes das igrejas que ainda não aceitam mulheres como pastoras
e presbíteras: onde estavam os cabeças de família, os varões escolhidos e os
mensageiros da paz? Ao lado de Jesus na hora do “vamos ver” é que não estavam.
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