Um Deus confiável

Porque eu, o Senhor, não mudo Deus (Malaquias 3.6)
Depressão, Vincent Van Gogh
Texto do rev. Jonas Rezende

Acho muito interessante a sugestão de J. Lewis Powel para que analisemos a História tomando como referência o progresso. Se a vida do homem racional sobre a Terra data de cinquenta mil anos, como querem alguns, Powel comprime os cinquenta mil em apenas cinquenta anos, como fazemos nas escalas dos mapas. E, se a história do ser humano pudesse ser resumida em cinquenta anos, eis como os fatos principais aconteceram: há apenas dez anos, deixamos as cavernas; há cinco, inventamos uma primeira forma de escrita; há dois anos chega o Cristianismo; há quinze meses, o homem inventou a imprensa; há vinte dias, a eletricidade; há dezoito dias, o avião; há dez dias, o rádio; há quatro dias, a televisão... E ontem explodimos a primeira bomba atômica!

É neste mundo em mudanças, cada vez mais rápidas, que a palavra de Deus a Malaquias tem impacto ainda maior: “Eu, o Senhor, não mudo.” Aqui está a linha divisória entre Deus e o homem. O homem se encontra em contínua mudança. Heráclito já afirmava: “Tudo flui e nada permanece. O mesmo homem não mergulha no mesmo rio duas vezes, porque muda o rio e muda o homem.” É para o homem instável, num mundo em transformações, que Deus afirma: “Eu não mudo.”

Esta afirmação divina traz, para mim, a segurança de um ponto de apoio necessário. Saber que Deus não muda é, segundo Malaquias, “não ser consumido” pela angústia e perda de sentido, tal como a incômoda sensação do astronauta que se desprende da nave e se perde no espaço sideral. As próprias mudanças, que dependem ou independem de nós, se encaixam num plano maior, porque tudo caminha, como lembra o padre Teilhard de Chardin, do alfa para o ômega, isto é, do início à consumação propostos pelo próprio Criador.

Façamos, então, nossa a poesia do Salmista, que é um hino de vitória sobre os medos, ansiedades e preocupações:

Deus é o nosso refugio e fortaleza.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.