Abolidos os mediadores

E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.
- Marcos 15.38 -

Rasgar o véu do Templo, William Bell Scott


Texto do rev. paulo Schütz.

Cuidado com os mediadores.

O povo de Israel sempre teve um só templo, que era a morada suficiente para seu único Deus. Ali, este recebia seus adoradores, mas ocupava uma sala especial, o santo dos santos, o altar, separada das demais dependências por um véu e onde apenas pessoas muito especiais, os sacerdotes, podiam entrar; mesmo assim, só após se submeterem a um rigoroso ritual de purificação, para entregarem as ofertas trazidas pelo povo, que ficava à distância. Eles eram os mediadores dessa interação entre o humano e o divino.

Os evangelhos reportam que, no momento em que Jesus expirou, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo, anunciando o rompimento da última barreira que existia entre o homem e seu Deus, e abolindo a necessidade de qualquer mediação humana, de modo que cada homem e cada mulher podem hoje ouvir a sua voz e falar diretamente com ele. Pois, há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, que prometeu estar ao nosso lado todos os dias até a consumação do século.

É fundamental estar permanentemente consciente dessa realidade para conseguir proceder de acordo com a vontade do Senhor. Não obstante, ele ordenou aos exércitos celestiais a conduzir e amparar você em todas as dificuldades, e providenciou na terra muitos ministérios para conduzi-lo a Cristo e ajudá-lo a permanecer nele: apóstolos, mestres, diáconos, presbíteros, evangelistas, pastores e muitos outros.

Deus pode dispor deles para falar com você, bem como de qualquer outro meio, mas nenhum está autorizado a lhe falar no nome dele, nem em seu lugar; quando ele tem algo a lhe dizer, fala diretamente e só a você que, sendo ovelha de seu rebanho, identificará com facilidade sua vós em meio ao burburinho deste mundo. Do mesmo modo, só de você ele ouvirá o que quer lhe falar. Embora qualquer ministro ou irmão possa e deva interceder a seu favor, assim como fazem os seres celestiais, só tem sentido fazê-lo em seus próprios nomes, por amor, em solidariedade, mas nenhum pedido seu terá mais chances de ser ouvido pelo Pai do que os apresentados por você mesmo, pessoalmente, com sua fé pessoal.



Referências bíblicas:Mateus 28.20; Marcos 15,38; 1ª Timóteo 2.5.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.