Que lugar é esse ?

Singularidade, Wendy Kroy
 ...nossa luta não é contra o sangue e a carne, 
e sim contra os principados e potestades,
contra os dominadores deste mundo tenebroso,
contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
(Efésios 6.12)

Texto do rev. Paulo Schütz.

O planeta dos homens
 A terra não fornece a comida pronta para ser consumida, o agasalho na forma para ser vestido ou uma residência adequada às necessidades humanas. É preciso preparar o alimento, confeccionar as roupas e construir a casa. E os indivíduos isoladamente não possuem conhecimento e habilidade suficientes para realizar tudo isso sozinhos. Necessitam do conhecimento e das habilidades dos outros seres semelhantes a eles. E, como os homens e mulheres são muitos ao redor da terra, construiu-se toda uma trama de relacionamento entre eles: produtores, distribuidores, vendedores e compradores, patrões e empregados, alunos e professores e assim por diante.

O planeta da alegria
Mas, o que chamamos de meio ambiente não apenas nos mantém vivos, mas também nos possibilita a prática de muitas atividades que, além de saudáveis, proporcionam enormes prazeres. Seus aromas e sabores deliciam o olfato e o paladar. As moradias não apenas nos protegem das intempéries, mas são espaços onde experimentamos os momentos mais felizes de nossas vidas. A interação entre os seres humanos também não resulta apenas na simples sobrevivência de todos, mas serve igualmente para tornar a vida mais agradável, através das atividades artísticas, esportivas, de lazer e muitas outras; e essa convivência é prazerosa nela mesma, de modo que as pessoas sempre são atraídas por outras para aprofundá-la, o que gera as amizades e também  casamentos, cujas alegrias se perpetuam com os filhos neles gerados.

O planeta do sofrimento
Mas, infelizmente, por outro lado, a natureza comporta-se eventualmente de maneira adversa, provocando catástrofes que geram muita dor e sofrimento. Os alimentos , algumas vezes, também nos fazem muito mal e até causam a morte. Nas residências podem também acontecer tragédias e muitas dores, quando mal construídas ou mal localizadas. A convivência entre pessoas pode originar também conflitos bem desagradáveis, insuportáveis em alguns momentos, resultando eventualmente também em morte.

O planeta do conhecimento
Podemos dizer que estamos irremediavelmente ligados aos elementos da natureza e a nossos semelhantes, para o bem e para o mal, para a vida e para a morte. O crescente conhecimento e domínio das leis que tratam dos fenômenos naturais, quando usado para o bem,  têm sido aliado no esforço de tonar as coisas mais fáceis, no sentido de minimizar o sofrimento e maximizar o prazer, inclusive no que se refere ao convívio dos que habitam a terra. Por outro lado, quando aplicado à guerra e para subjugar pessoas, política ou economicamente, ele também multiplica sobremaneira os sofrimentos.

O planeta da fé
Já a religião vê os homens ligados para o bem e para o mal, para a vida e para a morte não apenas aos demais seres humanos, que lhes são semelhantes, e à natureza que é até certo ponto controlada pelo conhecimento científico, mas também a uma infinidade de outros seres que, por estarem acima dela, são chamados de sobrenaturais, mas também de metafísicos, espirituais, etc., que não são poucos, principalmente deuses, demônios, anjos, espíritos, almas e outras entidades. E são a eles que os religiosos atribuem a origem dos males mais temíveis, bem como do maior bem, que transcendem a mais criativa imaginação humana.

Como a ciência, por definição, não se ocupa das realidades sobrenaturais, só se pode atribuir a esses seres alguma importância ou negá-los através da fé. Sendo ferramenta indispensável para conhecê-los e lidar com eles, esta constitui elemento essencial da religião. Do mesmo modo, como não se pode negar cientificamente e existência de tais realidades, o ateísmo, materialismo ou  ceticismo são de fato também, como todas as religiões, uma atitude de fé.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.