O que é ÊXTASE?

O êxtase de Estevão no seu apedrejamento, Rembrandt
A palavra hebraica y’hezq’él, que ao pé da letra mais propriamente quer dizer saída da alma, significa no grego profano tanto degeneração, confusão, atordoamento, inebriamento, como também em certas circunstâncias pode significar arrebatamento, enquanto imaginavam que o homem atordoado ou inebriado como sendo momentaneamente inspirado por alguma divindade ou possesso por uma força misteriosa maligna.

O êxtase no sentido mais amplo da palavra é, portanto, um estado psíquico excepcional, cujas causas eram sempre procuradas nas forças sobrenaturais e na presença de seres divinos ou demoníacos. Os extáticos tentavam provocar esse estado por embevecimento, música com modulações sequenciais, danças que faziam a pessoa girar, gritos rítmicos, instrumentos ensurdecedores e automutilação.

Estas formas de êxtase encontram-se, sobretudo, nas religiões mistério, nas helenistas e entre os povos vizinhos de Israel: l Rs 18.26-29 - E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue. Passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. Mas também podemos encontrá-la no Primeiro Testamento entre os israelitas, ora sobre um indivíduo: II Rs 3-15 -Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu, ora sobre grupos de pessoas: I Sm  19.21 - Avisado disto, Saul enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então, enviou Saul ainda uns terceiros, os quais também profetizaram.

Os rabinos na Septuaginta usaram a palavra num sentido mais largo ainda, traduzindo por ela palavras hebraicas que significam: sono profundo: Gn 2.21 - Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne, e maledicência, inquietude, confusão, perturbação: GN 15.12 - Ao pôr do sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram, susto, pavor: Gn 32.30 - Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva, e até mesmo como maledicência: Nm 13.32 - E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

No Segundo Testamento a palavra grega usada para êxtase significa quase que exclusivamente confusão mental causada por susto ou pavor, como podemos ver em Mc 5.42: Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados, Lc 5.26: Todos ficaram atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos prodígios, e At 3.10: e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.vendo as curas milagrosas

Êxtase no sentido em que costumamos usar hoje em dia de arroubamento espiritual foi usado apenas por Pedro em At 10.10 - Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu, e por Paulo em II Co 12.12: Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe.

Sem dúvida alguma, embora, se analisarmos apenas o contexto, devemos-se também atribuir a um êxtase o fenômeno da glossolalia: I Co 14.9 - Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.