Duas palavras bastam I

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16.24 
Pegue a sua cruz, autor não identificado
Jesus disse que ninguém tem um amor maior do que aquele que dá a sua vida por um amigo. No mundo de hoje estamos vendo centenas de milhares de jovens dando a sua vida às drogas, à prostituição e aos delitos mais hediondos. Que fazemos como cristãos diante desse quadro? Qual a palavra que eu como pregador do evangelho direi numa hora como essa? Tenho para mim que a resposta a essa e a tantas outras perguntas que podem ser feitas nessa linha está em duas pequenas palavras que Jesus disse e repetiu em particular mais de uma vez, e no texto acima de um modo geral: siga-me.

São extremamente simples e pessoais: Elas transcendem a perplexidade das teologias. Elas desconhecem denominações e movimentos. Elas não se dobram ante ao privilégio e nem levam em conta a condição. Siga-me. Elas são profundas o suficiente para nos dirigir nos tempos mais difíceis, como o de hoje. Siga-me. Então, vamos apreciar mais um pouco essas palavras maravilhosas.

Primeiramente, quem diz siga-me está indo a algum lugar, e direção é uma das coisas que mais carecemos. Contudo, nem por isso, no início, são bem acolhidas por nós, porque elas vêm a nós como uma ameaça. Com a ameaça de nos deslocar, mas quando refletimos nelas vemos a atração da promessa de alguém que está indo a algum lugar.

Por mais de uma vez já vi na traseira de um carro o seguinte: Não me siga, estou perdido. Essa é a condição do mundo atual. É o ânimo da nossa geração. Para isso Jesus tem um plano. Jesus tem um propósito a realizar na História, e além dela. E ele quer nos incluir nisso. A palavra grega para siga-me é a mesma usada para designar o caminho. Para seguir é preciso ter em comum o mesmo caminho. Nesse sentido, a nossa oração não deve ser para pedir para estarmos mais tempo com Deus, e sim para andarmos mais perto de Deus.



0 comentários. Faça o seu:

 
Copyright 2012 Amós Boiadeiro. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates