A ressurreição de Jesus III

Ressurreição de Cristo, Tintoretto em 1580
Texto de João Wesley Dornellas.

A mensagem da Páscoa
Ao terceiro dia ressurgiu dos mortos. Esta é a mensagem da Páscoa. Ela assegura que não foi em vão que Deus humilhou-se a si mesmo em seu filho. Fazendo isto, ele pode retornar a sua própria honra e confirmar a sua própria glória. Por sua misericórdia, triunfou sobre a sua humilhação e o resultado é a exaltação de Jesus Cristo. Na ressurreição de Jesus, o homem é exaltado e apontado como aquele que se tornou livre na morte de Cristo de reconciliação do homem com Deus, ou seja, a redenção do homem. O homem é agora uma criatura redimida. Está livre de tudo aquilo que tinha domínio sobre ele, como a maldição e a morte. Ele passa a fazer parte do Reino de Deus. O homem não é mais seriamente olhado por Deus como um pecador. Ele agora é um homem justificado. Isto é mais do que ser simplesmente perdoado. Como nos diz o antigo hino, “Tu não somente perdoas, purificas também ó Jesus”.

O homem está em Cristo Jesus, que morreu por ele e, em virtude de sua ressurreição, pode viver para a glória de Deus. Nesse terceiro dia, começa uma nova vida para Jesus, uma nova vida para o homem, uma nova era para a humanidade. O velho mundo foi completamente banido e exterminado na morte de Jesus. Na Páscoa, fica claro que a vitória de Deus em favor do homem já foi ganha. A Páscoa é a grande promessa de nossa esperança. Mas simultaneamente esse futuro já está presente na mensagem da Páscoa. É a proclamação de uma vitória já alcançada. A guerra acabou, embora alguns, que não souberam da notícia, ainda lutem aqui e ali. A partida está ganha, embora o jogador oposto ainda faça alguns movimentos. O relógio da parede chegou ao fim de sua corda embora o pêndulo ainda esteja balançando. Estamos vivendo no tempo interino entre o velho que já passou e aquele em que tudo se fará novo. A mensagem da Páscoa nos diz que os nossos inimigos, o pecado e a morte, foram derrotados. Eles ainda se comportam como se a partida ainda não tivesse sido decidida. Precisamos reconhecer a presença deles, mas precisamos deixar de ter medo deles.

A proclamação da vitória
A ressurreição de Jesus revela e completa essa proclamação de vitória. É por isto que Paulo exorta a Timóteo: “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos” (II Tm 2.8). Na ressurreição de Cristo já teve início a nossa própria ressurreição. Ela já foi antecipada, anunciada, garantida. Tudo o que os cristãos que nos trouxeram até aqui viveram, creram, amaram e sofreram jorrou dessa única fonte, a ressurreição de Cristo. Toda a vida cristã é faísca desse fogo, é reflexo do túmulo vazio.

A vida só é vida mesmo na medida em que cremos na ressurreição. A vida sem ressurreição não é nada. “Se Jesus não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (I Co 15.14), já dizia o apóstolo Paulo. A ressurreição de Cristo é a glória para nós. É a resposta às nossas perguntas. Quem foi condenado, crucificado, morto e sepultado na sexta feira santa?

Não só Jesus, mas com ele e em sua pessoa, todos nós. Nós fomos aniquilados naquela cruz. E por isto, na Páscoa, ressuscitamos todos nós. Depois de tudo arrasado, começou tudo de novo para nós. Tudo. Mas de maneira inteiramente nova. Com esse pobre material que nós somos, Deus faz tudo novo.

Mas o que Deus exige desse material ressuscitado? Deus quer que esqueçamos o medo, as preocupações e a fome pelo poder e pelo renome, porque tudo isto já foi crucificado, morto e sepultado. Deus quer que aceitemos a alegria e a paz que nos foram presenteadas por ocasião da Páscoa. Ele quer que trilhemos o seu caminho, pois todos os outros são verdadeiros becos sem saída.

A pequena frase da carta a Timóteo diz: “lembra-te! Mantém na lembrança, na agenda, no caderninho de notas, pense nisto, não se esqueça”. Podemos nos esquecer de muita coisa nesta vida, mas não podemos nos esquecer do Cristo ressuscitado. Todos os erros, equívocos, maldades, parcialidades, medos, agitações com que nos torturamos e com os quais amarguramos a vida dos outros tem sido por que não nos lembramos de que Ele ressuscitou.

É claro que um dia vamos morrer. Porém, mais do que isto, nós já podemos viver. Nós e todo o mundo. Por isto a humanidade tem todo direito de alimentar sua esperança. Deus nos deu esse direito. Na Páscoa.

Um comentário:

NEHEMIAS RUBIM disse...

Caro amigo Sergio
Tem afirmações que, por mais que tente. não consigo entender.Ex: " O homem não é mais seriamente olhado por Deus como pecador," Vejamos meu raciocínio: A Ciência denominada Física afirma que a escuridão nada mais é do que AUSÊNCIA DE LUZ. É definida pelo que ela não é. As "trevas" espirituais são semelhantes. Assim como presenciamos a noite,a escuridão física, vivemos nossas trevas espirituais. APESAR DELAS NÃO EXISTIREM POR SI MESMAS. Creio que DEUS JAMAIS VIU O HOMEM COMO PECADOR e sim como seu filho amado.O pecado(as trevas) só existe pela ignorância do ser humano não vivenciar sua REAL natureza: a DIVINA.

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.