Paulo, o pastor mediador

Teste do apóstolo Paulo em Roma, Nikolai Bodarevsky em 1875
Leia Romanos 14 e 1514.1
Texto de Michael F. Bird.
Os desafios que a igreja enfrentou em Roma faria cambalear qualquer líder, principalmente quando esse lidasse com as batalhas étnicas e legais estavam ameaçando dividir a comunidade. Paulo abordou estas questões em uma carta a uma igreja que ele nunca tinha visitado.

Paulo tinha travado debates mordazes antes em Antioquia, Galácia e Corinto, e ele não queria que a igreja romana experimentasse o mesmo conflito. Ele precisava mostrar-lhes que, apesar de suas convicções diferentes, eles ainda poderiam aceitar uns aos outros e servir a Deus juntos.

Os capítulos 14 e 15 de Romanos são muitas vezes tratados como um licor de hortelã após o jantar numa festa teológica. Mas estes capítulos são o clímax pastoral da carta de Paulo. Aqui encontramos a foto que Paulo tirou da realidade que a Igreja estava se tornando.

Haviam várias questões alimentado o conflito em Roma. Originalmente, o evangelho tinha chegado a Roma, independentemente de Paulo, através de judeus cristãos. Um influxo de gentios (não judeus) na igreja resultou em tensões sobre questões como o vegetarianismo, porque a carne poderia ser contaminada com a religião pagã; o consumo de vinho, por causa de seu uso em libações a deuses romanos; e a observância de dias especiais, como o sábado.

Paulo identifica o "fraco" e "forte" na fé neste conflito. Embora seja fácil supor que os fracos eram exclusivamente cristãos judeus e os "fortes" eram exclusivamente gentios, o número dos fracos era maior, embora entre os fortes estivesse Paulo, um judeu cristão. Além disso, alguns gentios convertidos ao judaísmo podem ter tido visões conservadoras sobre essas observâncias judaicas. Mas os limites que foram desenhados, foram retirados.

Aqueles que eram fracos na congregação se sentiram ofendidos por aqueles que eram fortes. Paulo abordou este conflito interno através da diferenciação entre áreas de convicção e áreas de comando. Paulo encorajou os romanos a permitir certa flexibilidade e não exagerar no julgamento nas matérias em que o evangelho não estivesse ameaçado: Uma pessoa acredita que ele pode comer qualquer coisa, enquanto a pessoa fraca come apenas vegetais. Não deixe a pessoa que come desprezar aquele que se abstém, e não seja aquele que se abstém o juiz daquele que come, porque Deus o acolheu. (14.2-3)

Enquanto Paulo permite a liberdade para os assuntos que são indiferentes, ele diz que cada pessoa deve julgar suas próprias convicções: Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. (14:05) Ele também estimula a forte convicção de exercer tudo com sabedoria. Eles ainda tinham a responsabilidade de não causar o tropeço do fraco em sua fé: Porque, se o teu irmão se entristece com o que você come, você já não anda em amor. Por que o que você come, não pode destruir aquele por quem Cristo também morreu. (14:15)

Em última análise, Paul queria que aqueles que discordavam, afirmarem-se mutuamente: Então vamos buscar o que contribui para a paz e para a construção recíproca. (14:19) A base disso foi sua condição de companheiros no serviço do Senhor Jesus Cristo. Paulo aponta a Jesus como o melhor exemplo de como devemos agir e por que devemos nos aceitar mutuamente: Portanto, acolhei uns aos outros como Cristo vos acolheu, para a glória de Deus. (15:7) Deus é glorificado quando aceitamos uns aos outros como Cristo nos aceitou, apesar de todas as nossas diferenças.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.