O que é IMAGEM? I

Jeroboão sacrificando ao ídolo, Jean-Honore Fragonard
Ninguém viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. João 1-18

Ninguém neste mundo viu nem pode ver Deus Pai. Por de suas imagens que ele se dá a conhecer. Antes da revelação plena, que ele fez de si mesmo através da imagem por excelência que é seu Filho Jesus Cristo, na antiga aliança, ele começou a fazer brilhar diante dos homens a sua glória reveladora. A Sabedoria de Deus, emanação pura de sua glória e imagem de sua excelência, já revelava certos aspectos de Deus; e o homem, criado com o poder de dominar a natureza e agraciado com a vida eterna, constitui já uma imagem viva de Deus. Contudo, a proibição das imagens no culto de Israel exprimia, como que por contraste, a seriedade desse título dado ao homem, e preparava por via negativa a vinda do Homem-Deus, única imagem em que se revela o Pai plenamente.

A proibição das imagens
Esse preceito do decálogo, em Dt 27.15; Ex 20.4; Dt 4.9-28, aplicado com maior ou menor rigor no decorrer dos séculos, constitui um fator fácil de justificar quando se trata dos falsos deuses ou ídolos, mais difícil de explicar quando se trata das imagens de Iahweh. Não é contra uma representação visível que os autores sagrados, habituados aos antropomorfismos, pretendem atirar suas flechas denunciatórias; antes, querem lutar contra a magia idolátrica e preservar a transcendência de Deus. Deus não manifesta sua glória por meio dos bezerros de ouro e nem através das imagens feitas por mãos de homem, e sim através das obras de sua criação: Rm 1.20 – Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Deus não se deixa comover mediante imagens portentosas, nas quais o homem dispõe a adorar acentuando atributos isolados ou determinadas realizações, mas exerce a sua ação salvífica livremente através dos corações, pela Sabedoria, e em seu Filho.

O homem, imagem de Deus
No Primeiro Testamento, a importância desta expressão não provém tanto do próprio termo, que já havia sido empregado nas narrativas da criação do homem em poemas babilônicos egípcios, mas do seu contexto geral: o homem é a imagem não de um deus, principalmente quando este também concebido à imagem do homem, mas de um Deus tão transcendente a ponto de ser impossível fazer dele uma ima­gem. Somente o homem pode ter pretensões a esse título, o qual exprime a sua mais alta dig­nidade - Gn 9.6 – Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem.

Segundo Gn 1.26-29, ser imagem de Deus e semelhança sua implica o poder de dominar sobre todas as criaturas terrestres e também, ao que parece, o poder, senão de criar, ao menos de procriar seres vivos. Contudo, no geral, os textos do Primeiro Testamento desenvolvem mais o primeiro tema, o do domínio. Ao mesmo tempo, a noção de imagem de Deus, quer seja utilizada explici­tamente ou não nesses textos, parece identificada com um estado de glória e esplendor pouco inferior ao de um ser divino: Sl 8.5 – Fizeste-o, o entanto, por um pouco, menor do que Deus e de honra e glória o coroaste.

Nos deuterocanônicos, o homem não é só a imagem de Deus numa expressão impre­cisa, que dava margem a certas interpreta­ções rabínicas, mas é, com toda propriedade, a imagem de Deus por excelência. Enfim, um elemento importante de semelhança entre Deus e o homem se tornou explícito, a saber: a vida eterna. O judaísmo alexandrino, com sérias tendências gnósticas, distingue duas criações segundo os dois relatos do Gênesis: só o homem ce­leste é criado à imagem de Deus; o homem terrestre, que é tirado do pó. Essa especulação sobre os dois Adões será retomada e transfor­mada radicalmente por São Paulo em I Co 15. (continua)

Um comentário:

Unknown disse...

Qualquer imagem que eu queira fazer de DEUS SERIA IMPERFEITA, PORQUE EU SOU IMPERFEITO, E FAZER AS PESSOAS ADORAR UMA IMAGEM IMPERFEITA NÃO SERIA JUSTO COM UM DEUS PERFEITO 😀

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.