Sacrifício no Primeiro Testamento, Rubens em 1626 |
Uma
frase do Evangelho dá o próprio Deus como modelo de perfeição a ser imitado: Mt
5.48 - Sede perfeitos como vosso Pai
celeste é perfeito. Esse preceito surpreendente ocupa no Segundo Testamento
o lugar que ocupava no Primeiro o preceito do Levítico: Lv 11.45 Sede santos, porque Eu sou santo.
Nota-se uma clara mudança de ponto de vista.
Santidade
de Deus e perfeição. — O Primeiro Testamento fala mais de santidade do que de
perfeição. Deus é santo, isto é, ele pertence a uma ordem totalmente diversa da
dos seres deste mundo; é grande, poderoso, terrível; mostra-se também
maravilhosamente bom e fiel; intervém na história com uma justiça soberana. Não
é qualificado de perfeito: em hebraico o termo só se aplica bem a seres
limitados, a exemplo da palavra completo em nossa língua. Mas fala-se de perfeição
com referência às suas obras, sua lei e seus caminhos.
Exigência
de perfeição. — Quando o Deus de santidade escolhe para si um povo, este povo,
por sua vez, se torna santo, isto é, separado do profano e consagrado. Com
isso mesmo impõe-se-lhe uma exigência de perfeição: o que é consagrado deve
ser intato e sem defeito. Integridade física primeiro: ela é requisito nos
animais oferecidos em sacrifício: Lv 22.22 - Não oferecereis a Javé animal cego, estropiado ou mutilado. A
mesma lei vale para os sacerdotes e, até certo grau, para todo o povo; as
normas sobre o puro e o impuro pormenorizam as respectivas modalidades.
Tratando-se
de pessoas, à integridade física deve acrescer a integridade moral. Israel sabe
que é preciso servir a Javé com um coração perfeito, com absoluta sinceridade e
fidelidade, e que este serviço abrange a observância tios mandamentos e a
luta contra o mal. Os desvios do sentimento religioso foram asperamente combatidos
pelos profetas: deve-se procurar a verdadeira justiça banindo a violência e o
egoísmo, e vivendo na fé em Deus, no respeito ao direito e na beneficência. A
ordem de Deus a Abraão: Anda na minha
presença e sê perfeito é retomada em Dt 18.13, mais e mais mostrava assim
a riqueza de seu conteúdo.
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