Ação de graças II

Guerra civil americana, George Caleb Bingham (1811-1879)
Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. I Tessalonicenses 5.16-18

Quais são as alegrias dessa vida? Algumas pessoas que já chegaram à chamada idade da razão dizem que para alcançar a felicidade precisamos apreciar mais a vida. Mas qual seria o gozo de vida que nem o tempo pode tirar ou sequer diminuir? Esses idosos tem certa razão, porque passamos a vida ansiosos demais, preocupados com tudo. Não temos tempo nem para apreciar as coisas que nos fazem bem. Antes de ir à Flórida pela primeira vez, imaginava que lá era o Paraíso. Que decepção! A Flórida é a terra das viúvas ricas. Das viúvas cujos maridos morreram do coração pela preocupação única de acumularem riquezas.

A vida é preciosa demais para perdê-la para um ataque de coração. Vejam o que disse um homem que, depois de um infarto que quase o matou, descobriu uma nova dimensão de vida: Depois eu fui dominado completamente por um senso de vida vigorosa que eu não conhecia antes. Eu vi tudo de novo. No leito do hospital olhei para as minhas mãos e pela primeira vez reparei como elas eram magníficas. Daí para frente, cada objeto que eu via me jogava numa experiência nova e notável. Quando vi o vento aplainar o capim alto do jardim vi algo muito mais além do que o resultado lógico das leis da natureza. E eu que iria morrer de uma causa tão comum que quase ninguém mais hoje em dia se espanta. Mas agora eu vivo espantado com cada coisa mínima que meus olhos veem, pois elas se tornaram um dom especial de Deus que trazem lágrimas aos meus olhos.

A beleza desse mundo criado por Deus, seus sons, suas cores, os nossos relacionamentos e sentimentos são retornos extraordinários que jamais podemos tomar por comuns. Apesar disso, são poucos os que são realmente gratos a Deus por viverem nesse mundo. Como é conosco? Somos pessoas que simplesmente veem o mundo como uma sucessão natural de fatos ou como maravilhas da criação de Deus?

Em terceiro lugar. Damos graças a Deus não somente porque ele nos desafia a possuir novamente o espírito de surpresa e entusiasmo de uma criança e não somente porque possuímos o gozo de vida nesse mundo, mas damos graças a Deus porque temos recebido o dom da fé e um coração confiante. É isso que propicia as ações de graça anteriores. Mas só é possível a fé que possuímos e o coração confiante que temos porque temos sido amados por Deus e temos sido amados pelos outros. Esta é a boa notícia do evangelho: somos amados por Deus. Nós amamos uns aos outros como somos porque temos sido amados por Deus a despeito do que somos.

Certa vez uma mulher destruiu o carro do marido num acidente. Ao abrir o documento do veículo encontrou uma nota escrita por ele, que dizia: não importa, é você que eu amo. E é exatamente isso que Deus está nos dizendo: não importa o quanto você tem destruído a sua vida, não importa o quanto temos falhado, não importa o quanto o temos decepcionado, como também não importa o quanto temos acumulamos de sucessos e riquezas. Você está recebendo todo o amor, estamos todo recebendo toda a misericórdia, estamos recebendo todo o perdão daquele que entregou o seu próprio Filho, para que vocês tenham vida plena. Deus mandou seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. Que diferença isso faz. Ele não quer punir ninguém, ele não está bravo com ninguém, ele não quer excluir ninguém, ele não quer mandar ninguém para o inferno. Ele quer nos perdoar, aceitar e amar.

Por isso é que o Dia de Ação de Graças não pode ser assim tão especial para nós. Ele deve apenas coroar todos os dias que somos gratos a Deus por todas as coisas, inclusive pela oportunidade que temos de sermos gratos.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.