O que é ADVENTO?

Nascimento de João Batista, Tintoretto
Para o calendário cristão o ano termina neste sábado, uma vez que ele recomeça no primeiro domingo do Advento, que será celebrado neste dia. Como o nome sugere, é a espera de alguém que há de vir para estar conosco. Basicamente Advento é um tempo de espera e de expectativa. Mas, ainda assim não é um tempo que sugere um estado de inanição na enfadonha tarefa de simplesmente aguardar pelo que vai acontecer, para daí então fazer alguma coisa. Este tempo que começa no quarto domingo que antecede o Natal e que termina na véspera dele, é assinalado por vários acontecimentos bíblicos que evocam decisões e atitudes para que a espera daquele que há vir seja de fato motivo de celebração.

A criativa liturgia da tradição cristã idealizou um símbolo marcante para celebração destes quatro domingos que antecedem o Natal. Uma coroa de ramos e flores onde são colocadas quatro velas equidistantes, e, dependendo da tradição, mais uma no centro, sendo que a cada domingo uma vela por vez é acesa, para que no quarto domingo no culto em que esta data é celebrada, estejam todas acesas. Aqueles que usam a quinta vela, a acendem do culto de Natal, pois esta, que é de cor diferente das demais, simboliza o próprio Jesus. Mas, como foi dito anteriormente, cada vela representa um acontecimento bíblico, que faz lembrar ao povo cristão um compromisso para com este que é simbolicamente esperado em cada Natal. Sem querer estabelecer uma sequência rígida ou única, passaremos a detalhar o que é para muitos que consideram ser esta a festa máxima da cristandade, cada uma destas velas.

A primeira vela simboliza o profetismo que anunciou há tempos a vinda do Messias prometido. Aquele que livraria o povo de Deus da opressão. Desta feita, diferentemente do que aconteceu no êxodo, não seria apenas uma libertação política, mas libertação total do homem de todas as coisas que o escravizam, inclusive da morte. O profeta que mais foi preciso em suas predições foi Isaías, que concebeu não um guerreiro poderoso, como era a expectativa reinante, mas um servo que sofre atraindo para si as dores e flagelos do mundo. Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. Is 7,14

Muito embora haja quem diga que Jesus, conhecedor que era das palavras deste profeta, seguiu rigorosamente um programa para fazer com que estas profecias se consumassem nele Ed no seu ministério, até mesmo estes tem que levar em conta que certos acontecimentos escapavam totalmente do controle de quem assim quisesse proceder. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Is 53.8-9

Para a igreja cristã é o tempo de anunciar que aquele que chegou ao mundo numa aldeia obscura e distante da Palestina, quer chegar também em cada lar, em cada relacionamento e em cada coração. A igreja deve viver esta experiência do advento como esperasse algo realmente novo, e que cada Natal simbolizasse uma espera revolucionaria, que modificaria e suplantaria todos os acontecimentos dos Natais anteriores. As igrejas membro do CONIC, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, celebram em todo o Brasil esta data de uma forma bastante expressiva. No Rio de Janeiro, no dia de hoje, acontece aos pés do monumento do Cristo Redentor, uma celebração ecumênica para onde são convocadas todas as pessoas de todos os credos. Alguns poderão dizer que não passou de mera coincidência, mas foi a partir da celebração de 2010, quando o Rio de Janeiro estava assolado por uma crise insuportável de violência, em que ônibus e carros eram incendiados por toda a cidade, creio eu, que foi através das orações e súplicas das pessoas presentes, inclusive dos turistas, que situação começou a mudar. É nesta expectativa que devemos celebrar o Advento, esperando com fé uma mudança, da qual não somos diretamente responsáveis e nem merecedores.

0 comentários. Faça o seu:

 
Copyright 2012 Amós Boiadeiro. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates