O que Deus quer de ti?

Atletas de Cristo

Povo de Israel, escute o que o Senhor Deus exige de você. Ele quer que vocês o temam e sigam todas as suas ordens; quer que o amem e que o sirvam com todo o coração e com toda a alma. Obedeçam a todas as leis de Deus que eu estou dando a vocês hoje, para o seu bem. Deuteronômio 10.12-13

É bem provável que essa meditação seja apenas mais uma na repetida e enfadonha ênfase que tenho levantado sobre a escolha entre o louvor e o serviço, tendo em vista que continuo me perguntando: Seria o louvor um serviço a Deus? Faço essa pergunta no sentido de que, na minha percepção, o louvor praticado nas igrejas esteja diretamente ligado à adoração e que essa adoração tem se expressado quase que exclusivamente por meio de músicas, que também levam o nome de louvores, orações, manifestações gestuais individuais e coletivas e também por expressões faciais.

O próprio termo adoração na Bíblia é passível de questionamento, pois, na maioria das vezes em que ele aparece no Primeiro Testamento faz referência ao culto a deuses estrangeiros ou a falsos deuses, que dá no mesmo. Nos livros proféticos, basicamente em Isaías, Jeremias e Ezequiel, o ato de adoração praticamente traduz o louvor  que é praticado por povos que não conhecem profundamente a Deus como este se deu a conhecer ao povo de Israel. Seria o louvor empírico deles aceito por Deus pelo simples fato de que para aqueles que não possuem intimidade com Deus, tudo lhes é permitido? É bem verfdade que algumas manifestações de louvor praticadas em Israel assemelhavam-se as adorações que  foram severamente condenadas por Deus dentro dos limites da Terra Prometida, poito que Deus havia expulsado os habitantes primitivos justamente por causa dessas práticas: Vocês não vão tomar posse da terra porque são bons e honestos. É por causa da maldade desses povos que Deus vai expulsá-los e também porque o Senhor, nosso Deus, quer cumprir o que prometeu aos nossos antepassados Abraão, Isaque e Jacó. Deuteronômio 9.5

Outro fator que nos relaciona à fé e o modo como devemos expressá-la é a nossa herança religiosa. Não foi a nossa geração que inventou o culto aceitável a Senhor e nem somos nós os pioneiros da verdadeira adoração em espírito e em verdade, portanto, algo de perene e imutável deve existir em nossa maneira de louvar a Deus. Se hoje temos liberdade religiosa, templos confortáveis, locais privilegiados e tolerância por parte dos não cristãos, devemos tudo isso à fé dos nossos antepassados nas promessas de Deus. Nada disso é conquista nossa. Nenhum mérito existe da nossa participação, como reza claramente no nosso texto base. Algo de muito especial aconteceu no passado para que Deus usasse a igreja como canal de bêncão e salvação. Deus não nos trouxe aqui e nos deu esta terra porque somos bons. Então calma lá com essa conversa. Ou entendemos que aquela pessoa que cmompõe e canta músicas com conteúdo doutrinário diivergente da nossa tradição, sem ênfase no reconhecimento do nosso estado de pecado, na contrição e no arrependimento, essa pessoa pode se chamar de adorador e dizer que está prestando um serviço a Deus

Não pode ser mera coincidência o fato de que as muitas vezes em que a pergunta do título da nossa meditação efetivou-se na Bíblia, a resposta se alinhou as palavras temor, obediência, justiça e serviço e nenhuma vez sequer falou em louvor ou adoração: Portanto, amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Deuteronômio 6.5

Não foi sem motivo que Deus vocacionou várias pessoas para denunciar os absurdos que sacerdotes e governantes cometiam nos cultos e insitir para que todo o povo seja fiel à sua vontade, principalmento no que dizia respeito à forma correta de adoração: 

O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus. Miqueias 6.8

Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Salmos 37.3

Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos. Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos. Salmos 119.9

Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Provérbios 3.5-6

Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Gálatas 6.9

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
II Timóteo 2.15

Para aqueles que cultivam o ideal metodista, John Wesley ensinava que a vontade de Deus é muito simples:
1) Não fazer o mal;
2) Procurar zelosamente fazer o bem e
3) Obedecer às ordenanças de Deus.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.