Aproveitaste a tua fama

As visões de Ezequiel, Francisco Collantes em 1630
A reputação da tua beleza correu entre as nações, pois essa beleza era perfeita, graças ao esplendor que te havia eu preparado - oráculo do Senhor Javé. Tu, porém, te fiaste na beleza, aproveitaste da tua fama para te prostituíres e ofereceste a tua sensualidade a todo transeunte, a quem te entregaste. Ezequiel 16.14-15

Estou sempre me perguntando por que movimentos religiosos como Hare Krishna, Universo em Desencanto, Igreja Messiânica e Perfect Liberty, que são contemporâneos ao Neopentecostalismo, não proliferaram no Brasil como este? É curioso que alguns deles chegaram ao nosso país por meio de subvenções altíssimas e foram apresentados por pessoas muito bem preparadas, ao passo que o movimento que surgiu no seio das igrejas evangélicas tradicionais prescindiu de qualquer destes elementos.
Somente uma resposta me vem à mente: O mau uso da elevada reputação e o alto grau de credibilidade que as igrejas evangélicas angariaram ao logo dos cento e poucos anos de bom e fiel testemunho cristão. Para se inferir este dado basta apenas que juntemos os fatos: Alguns mal intencionados se utilizaram da boa fama dos crentes para incutir a mensagem de que as pessoas podiam conquistar os favores do Reino de Deus tão somente com ofertas e sacrifícios financeiros, sem que estas precisassem mudar a mente ou o próprio estilo de vida. Como quando com palavras precisas traduziu no seu tempo o profeta Ezequiel: ...te fiaste na beleza, aproveitaste da tua fama para te prostituíres e ofereceste a tua sensualidade a todo transeunte, a quem te entregaste. Nas palavras de Jesus: Entregaram pérolas aos porcos.
Todo o esplendor e beleza que o evangelho disseminou no meio do povo de Deus foram, de uma hora para outra, pervertidos pela ganância e exploração da fé alheia. Estamos, como disse Ezequiel: Rolando no próprio sangue.
Será que um dia teremos a noção do tamanho da vergonha que é ser chamado de evangélico num país como o nosso?

Leitura: Ezequiel 16

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.