A negação de Pedro, Rembrandt |
Na língua hebraica Messias é uma palavra comum que significa
ungido, e que no Grego foi traduzida por Cristo. Indica, apenas, que a pessoa
foi untada com óleo ou unguento com um fim específico, em um ritual religioso. Tratar-se
de título conferido exclusivamente a seres humanos, pois o Primeiro Testamento
nunca registrou que um ser celestial que o tenha recebido. Na história de
Israel somente os sacerdotes eram ungidos. Com o surgimento da monarquia, a
unção foi concedida, também, a Saul. Por instaurar pela primeira vez a dinastia
sob a qual Israel se viu uma nação livre e soberana, Davi passou a personificar
não mais a imagem de um simples rei, mas a fonte inspiradora do libertador
prometido que iria trazer novamente a paz e a prosperidade; em resumo, o
Messias. O orgulho de nação livre e soberana é perdido para sempre e um sem
número de nações opressoras se sucedem subjugando o povo. Neste cenário de
desespero nasce a esperança da chegada de um novo rei, que à semelhança de
Davi, viria para restaurar a liberdade e a hegemonia de Israel. Aproveitando-se
desta expectativa, vários “Messias” despontaram como libertadores de Israel.
Judas Macabeus e Bar-Kokeba foram os que mais se aproximaram da idealização de
um Messias, mas que ao final se mostraram autênticas fraudes. Alguns
estrangeiros também foram chamados de Messias, como Ciro da Pérsia e
Nabucodonozor. Mas no primeiro século de nossa era nasce uma pessoa sobre quem
recaem grandes questionamentos: se por um lado preenchia as expectativas
proféticas que iam desde o local do seu nascimento até a um sinal inconfundível
na entrada triunfal que fez em Jerusalém, por outro, não preconizou de imediato
o tempo de glória, paz e prosperidade prometido ao povo judeu, o que seria a
marca indelével da chegada do Messias. Os judeus olhavam as profecias que
anunciavam mudanças radicais na vida do povo e na própria natureza e diziam: este não pode ser o Messias. De fato,
Jesus não seguiu o trâmite regular de alguém que postulava o cargo: não atraiu um
número suficiente de seguidores; não despertou temor entre os romanos; nunca se
envolveu diretamente em questões políticas; enfim, jamais executou qualquer
movimento que pudesse atrair para si a evidência de um Messias. Para se
entender Jesus como sendo este Messias prometido, uma mudança radical na
abordagem a respeito do Plano de Deus se faz necessária. Somente após muita
reflexão é que alguns passaram a acreditar que a vinda deste Messias não
causaria apenas a simples inversão no cenário mundial, onde os opressores
trocariam de lugar com os oprimidos, mas anunciaria a erradicação de qualquer
tipo de opressão e de sectarismo. Além disso, imaginar o poder das armas
cedendo lugar à força do amor, que é a marca deste novo tempo messiânico, é
algo que não se assimila de imediato. Sobretudo, um aspecto é de capital
importância: ter, como Jesus, a fé inabalável em que, enquanto este novo tempo
não se faz presente, vale a pena sofrer e morrer apenas por esta esperança,
sendo ou não reconhecido como Messias.
Leitura: João 7.40-53
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