E Deus criou...

Design inteligente, autor não identificado
Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra
e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, 
e o homem passou a ser alma vivente.
Genesis 2.7

Texto do rev. Paulo Schütz extraído do blog www.plebemaldita.blogspot.com.br/

Como você visualiza a cena descrita no versículo acima? Costumamos imaginar um velhinho de barbas brancas, vestido à oriental, ao lado de uma fonte de água, um rio, poço, ou simples cacimba, moldando um boneco de barro e depois soprando em suas narinas. Observe que todos esses elementos foram introduzidos por nossa própria conta; o velhinho, a barba, o vestuário, a fonte... não constam do texto. E essa imagem mais parece fazer parte de uma historinha infantil e talvez não corresponda à magnitude do evento.

Poderíamos igualmente descrevê-la de várias outras maneiras. Seríamos talvez ainda mais fieis ao texto sagrado se imaginássemos o Espírito que pairava sobre as águas, mencionado no segundo versículo do Gênesis, levantando a poeira do solo como um redemoinho e consolidando-a na forma de uma pessoa humana e, por fim, introduzindo um pouco de ar nos orifícios nasais. Estaria mais conforme a inúmeras outras ações divinas espetaculares de que temos notícia. Por outro lado, pode ser confundida como uma daquelas incríveis tomadas cinematográficas que ninguém leva a sério.

As ciências, por sua vez, descrevem o episódio formação do homem obedecendo a um processo bem mais complexo, pois não se concentram apenas na respiração, mas visam todas as funções vitais de nosso corpo. Essa versão não menciona a ação divina, mas é tão compatível com o texto sagrado quanto as mencionadas nos parágrafos anteriores, e com tantas quantas a inventividade humana possa criar. Para quem crê, o Deus que transparece por trás dela faz-se muito maior, mais poderoso, do que um simples oleiro esculpidor de bonecos de barro, sem desprezar a dignidade de que se reveste esse ofício. No mais, sem a versão científica, seriam impensáveis a medicina moderna e os conhecimentos sobre as funcionalidades do corpo humano, com seus insondáveis benefícios que elevam a cada dia a qualidade de vida de todos nós a patamares sempre surpreendentes. Sem dúvida, por trás disso tudo tem que ter o dedo, ou o sopro, de Deus. Quem tem olhos para ver veja.

Mas a versão bíblica, a mais simples, que tão pouco informa sobre a funcionalidade do corpo, do mundo e do universo, é que nos ensina sobre o mais importante, o mais vital, muito maior do que todas as ciências juntas possam alcançar: Deus fez. Fico com essa.


Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.