O que é ELEIÇÃO? II

Maria e os discípulos
No Segundo Testamento a eleição é considerada à luz da eterna predestinação divina (Ef 1.4; Ef 3.11; Rm 9.11-15; Mt 20.23), por mera misericórdia (Rm 9.16; Rm 11.6) e fidelidade amorosa (Rm 11,29; Dt 7,8; 9,5). Como no Primeiro, a eleição diz respeito ao novo povo de Deus, ou a determinados indivíduos no quadro desse povo.

Algum texto isolado (At 13.17) ainda fala sobre a eleição de Israel, mas em Rm 11.7 trata-se da eleição coletiva dos “eleitos” dentre o povo judaico, i. é, a Igreja cristã. Essa é considerada como o resto de Israel (Rm 9.27; Rm 11.5; Is 10.21), que é salvo por uma livre determinação da vontade divina (I Cr 1.27). Verdade é que Deus quer que todos os homens se salvem (I Tm 2.4), mas assim mesmo a comunidade dos cristãos forma, por excelência, uma “raça eleita, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido por Deus” (I Pe 2.9; I Pe 1.1; II Tm 2.10; Tt 1.1; I Co 1.1; II Pe 1.10).

A eleição apresenta muitas vezes aspectos escatológicos; fala-se em uma eleição definitiva (Mt 22.14; Mt 24.22-31; Mc 13.19-27; Lc 18.7; Rm 8.33; Ap 17.14). Mas também na vida terrestre os cristãos devem “anunciar a glória de Deus (I Pe 2.9), vivendo conforme a sua eleição” (Cl 3.12; II Pe 1.10). Toda a vida cristã está sob a luz da eleição divina (I Ts 1.4; II Ts 2.13), que se realiza “em Cristo” (Ef 1.4).

Objeto da eleição não é apenas a comunidade cristã como tal, mas também determinados grupos ou indivíduos. Uma determinada “Igreja” é chamada em II Jo 1.13 “senhora eleita", ou “irmã eleita” (cf. I Pe 5.13); conforme Tg 2.5 Deus escolheu os pobres deste mundo. O próprio Jesus é chamado alguma vez “o eleito” (Lc 9.35: na transfiguração; Lc 23.35: escárnios na cruz); em geral, porém, o termo indica os apóstolos (Lc 6.13; Jo 6.70; Jo 13.JZ18; 15,16.19; At 1,2.24) que foram salvos “do meio do mundo” (Jo 15,19). É mencionada particularmente a eleição de Pedro (At 15.7) e de Paulo (At 9.15). Afinal, o cristão pessoalmente pode ser chamado um eleito (Rm 16.13); os anjos também são uns eleitos (I Tm 5.21).

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