A indiferença é pior do que o ódio

Caim e Abel, Sulaimen  Edrossy
Acaso sou eu guardador do meu irmão? Caim (Gênesis4.9)

Texto do rev. Jonas Rezende.

A pergunta de Caim, o primeira homicida no relato mitológico do Gênesis, é de um cinismo que se confunde com a blasfêmia, até porque ele acabara de matar Abel, seu irmão: “Sou guardador do meu irmão?” A resposta de Deus está implícita no texto que descreve o trágico acontecimento. E é obviamente afirmativa. Sim, nós todos somos responsáveis uns pelos outros. Muito além do que nos lembra, com poética beleza, Saint Exupery, somos responsáveis até por aqueles que não cativamos.

O profeta Ezequiel desenvolve, em nome de Deus, esse vínculo de responsabilidade que une a família humana: somos, para ele, vigias vocacionados para libertar os que nos cercam.

É verdade que o nosso mundo é cada vez menos solidário. A fragmentação do Leste europeu atesta que a aparente unidade dos povos e etnias diferentes — tão próxima da utopia de todos os santos e sábios — foi mantida apenas pelo poder da força e do arbítrio. Mas a História não terminou, como quer Fukuyama, e é preciso continuar a luta pela construção de um mundo menos competitivo e de um novo homem mais generoso e temo. Até porque, quando defendemos a liberdade e a vida de nosso irmão, estamos garantindo a nossa própria vida e liberdade.

Martin Niemoller tem, nesse sentido, uma página irretocável, calcada em testemunho pessoal, durante o nazismo alemão. O pastor nos diz: “Na Alemanha, eles primeiro vieram buscar os comunistas. Nada falei porque não era comunista. Então, vieram buscar os operários, membros de sindicato. Nada falei porque não era operário sindicalizado. Então, eles vieram buscar os católicos romanos. Nada falei pois era protestante. Então, eles vieram me buscar. Quando isso aconteceu, não havia ficado ninguém para falar.”

Deixo com você, como fecho desta reflexão, a advertência de Bernard Shaw:
A indiferença é pior do que o ódio, porque é a essência da desumanidade.

Um comentário:

NEHEMIAS RUBIM disse...

Creio que o problema número um da humanidade seja o do pouco amor PRÓPRIO.
Disse Jesus: Ame ao próximo COMO A SI MESMO.
Já imaginaram cada ser humano se reconhecendo como o próprio amor ? Deus é amor. Somos a imagem e semelhança Dele, logo, nós também somos amor. E quem ama, cuida.

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.