Primeiro

Quem ouve e não pratica 
é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces,
 e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou;
e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.
- Lucas 6.49 -

Casa sobre a areia, Gutemberg

Texto do rev. Paulo Schütz.

Se alguém lhe perguntar o que fará amanhã, é muito provável que inicie sua resposta com esta palavrinha: Primeiro... O motivo para começarmos nossa jornada por essa ou aquela atividade depende de vários fatores. Pode ser um simples hábito, que passa até despercebido, como ir a banheiro e fazer a higiene pessoal. Por isso devemos estar atentos aos maus hábitos, exatamente porque passam despercebidos, como fumar um cigarrinho, tomar um trago, etc. Pode também se tratar de uma providência da qual vão depender as próximas: seu vou efetuar um pagamento no banco X e dependo para isso do dinheiro que está no banco Y, é evidente que preciso primeiro passar neste último. Se vou construir uma casa, primeiro coloco o alicerce, e assim por diante.

Muitas atitudes devemos também tomar em primeiro lugar pelos simples fato de que elas não podem esperar, como lavar a louça, recolher o lixo, capinar o quintal, parar de fumar ou beber, iniciar uma dieta, fazer rum checkup médico, pagar uma dívida antes de contrair outra, e por aí vai. Incrível que, para adiarmos exatamente estas, é que sempre encontramos facilmente uma infinidade de motivos, e continuamos construindo nossa casa sem os alicerces.

Jesus nos fez uma série de advertências sobre o que deve e o que não deve vir primeiro. Contou, por exemplo, a parábola do homem que plantou boa semente em seu campo e o inimigo semeou joio no meio do trigo. Seus servos se prontificaram então a arrancar a erva daninha, ao que respondeu para deixarem crescer juntas até a colheita, quando primeiro seria colhido o joio para ser queimado e ser eliminado de saída o que era mal. Por outra razão, declarou que os dois primeiros mandamentos eram amar a Deus e ao próximo, porque destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

A quem gosta de julgar os outros, ele diz: Tira primeiro a trave de teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Em outra ocasião, censurou os escribas e fariseus porque amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas. E, falando em banquete, quando alguns fariseus e escribas estranharam que os discípulos não lavam as mãos quando comem, transgredindo a tradição dos anciãos, Jesus citou várias transgressões que eles mesmos cometiam, para demonstrar: o que sai da boca vem do coração, e é o que contamina o homem...; mas o comer sem lavar as mãos não contamina. Por isso aconselhou em outra ocasião: Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo.

Finalmente, indo Jesus pelo caminho, disse a alguém: Segue-me! Este, porém, respondeu: Permite-me primeiro ir sepultar meu pai... Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. E o que realmente importava foi ficando para depois.

A propósito, o que você vai fazer primeiro, de imediato? Não estaria na hora de rever suas prioridades?


Referências bíblicas:
Mateus 13.24-30; 15.1-10; 22.34-39;23.1-6, 24-25; Lucas 9.57-62.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.