Targum e Midraxe

Estudantes judeus, autor e data não identificados
Existiram, no passado distante, dois métodos de interpretação bíblica, que foram ambos interessantes, válidos e extremamente necessários. São eles o Targum e o Midraxe ou Midrach. O Targum, mais antigo, eram traduções, interpretações e explicações dos termos hebraicos para os judeus que voltaram da Babilônia, e que agora falavam apenas o aramaico, pois o exílio os fez perder o contato com a língua mãe. O Midraxe foi o método de interpretação do Primeiro Testamento criado pelos rabinos fariseus, que após a destruição do Templo no ano 70 da nossa era, tentaram adaptar o Judaísmo às precárias condições de vida do seu povo.

Não sei se estou sendo visionário, mas percebo claramente que os recursos que esses dois métodos de interpretação bíblica têm a nos oferecer são tudo aquilo que mais precisamos na igreja, nos dias atuais. Logicamente que para que o método tenha algum efeito, nós precisamos antes nos conscientizar de duas realidades que andam meio que sonegadas e esquecidas por nós, os cristãos.

A primeira realidade, essa bem mais afeita ao Targum, diz respeito à nossa cidadania neste mundo. Vivemos na Terra como se esta fosse a nossa casa, e sobre a qual temos absoluto domínio. Sem querer bater nas teclas do tão conclamado binômio preservação ambiental X aquecimento global, que até agora temos ouvido apenas as opiniões dos curiosos, que sem embasamento científico algum olham para o céu, para o solo e para o mar das suas micro-aldeias, e determinam o fim dos tempos para a semana que vem, como se a humanidade fosse capaz de propiciar cataclismos dessa natureza. Mas este é outro assunto. A realidade cristã diz que nós somos forasteiros nesse mundo, e que devido à distância que fazemos questão de manter de Deus, perdemos não somente a linguagem, mas tudo aquilo que é próprio ao Reino dos Céus, que é onde Jesus ordenou que tentássemos viver a qualquer custo.



0 comentários. Faça o seu:

 
Copyright 2012 Amós Boiadeiro. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates