A Natureza é a porta-voz de Deus

Jornada dos magos, 6º século
Leia Salmos 1919.1 [Ao mestre de canto. Salmo de Davi] Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
19.2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
19.3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som;
19.4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,
19.5 o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.
19.6 Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.
19.7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
19.8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
19.9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
19.10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
19.11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.
19.12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.
19.13 Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.
19.14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!


Texto do rev. Jonas Rezende.
No seu poema Natal, Fernando Pessoa escreve:
Cega, a Ciência a inútil gleba lavra.
Louca, a Fé vive o sonho de seu culto.
Um novo deus é só uma palavra.
Não procures nem creias: tudo é oculto.

Todos sabemos que essa posição pessimista e paralisante é apenas uma das facetas do poeta português, até porque é ele mesmo quem repete os antigos romanos: Navegar é preciso.

Há ocultamentos e mistérios no mundo que habitamos, mas o rei Davi, um homem que desde menino conviveu com a Natureza, exercendo a sua atividade pastoril com sensibilidade de poeta e músico. Davi sabia muito bem que nem tudo é oculto. O próprio Deus se manifesta de diferentes maneiras. E o salmista focaliza, em seu poema, o Deus que fala na grandiosidade e na beleza de sua Criação. Leia todo o salmo. Há quem afirme que ele contém inspiração do faraó Amenothep IV, o primeiro a ter uma concepção monoteísta do Deus que se revela através do sol; daí ser também chamado Akhenaton, filho do sol.

O importante é que há uma dimensão cósmica em nossa fé. Deus é tudo. Deus está em tudo. Deus é o Senhor de tudo. Embora Deus exceda a tudo. Se para Einstein, o maior físico do século XX, o Universo é finito, Deus não se prende nem mesmo ao Cosmo criado.

João Calvino, reformador suíço do século XVI, julgava que essa revelação natural seria insuficiente para uma equilibrada compreensão de Deus - e a ênfase de Calvino recai então sobre as Santas Escrituras. Mas são essas mesmas Escrituras que testemunham a voz do Eterno em um pôr do sol, no mar insondável, na força da tempestade, nas montanhas, nas grutas, no cântico dos pássaros, no céu estrelado... Você concorda? Mas, veja bem. Para Olavo Bilac, só com amor se estabelece o verdadeiro diálogo do ser humano com Deus, através da sua Criação, o que ele expõe em sua Via- Láctea:
Pois só quem ama pode ter ouvido
capaz de ouvir e de entender estrelas.

Antigo hino cristão diz, entre outras coisas:
No céu as estrelas brilhantes,
dos mares, o grande fragor
proclamam bem alto, constantes,
um hino ao teu nome, Senhor.

Não é possível esquecer que os Magos do Oriente, portadores de ouro, incenso e mirra, localizam o berço de Belém sem o auxílio de profecias ou de bússolas especiais, mas guiados apenas pela luz de uma estrela...

Você ainda olha para o céu?
Já ouviu a voz divina neste mundo que Deus nos presenteou?
Não se esqueça de que ele nunca se cala.
E que você é também destinatário da sua mensagem de amor.

0 comentários. Faça o seu:

 
Copyright 2012 Amós Boiadeiro. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates