O mal ainda pode piorar.

Ágora, 2009
Então, lhes disse: Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos. E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Marcos 7.18-20

Depoimento I
Em 2010, a EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, que investiga contaminação da água potável em Pavillion, no Wyoming, encontrou benzeno e metano em poços e nas águas subterrâneas. Seus funcionários ainda não têm certeza se essa água contaminada entra em contato com a água potável da cidade. Tal como está agora, os moradores do Pavilhão estão em sério risco de sofrer uma série de danos à saúde, incluindo: câncer; danos ao sistema nervoso; doença cardíaca e seus defeitos congênitos; ADHD; dificuldades de aprendizagem. (CNN)

Depoimento II
Somente os nossos maus pensamentos, ódios, palavras destrutivas e ações iníquas podem nos contaminar. Estes, e apenas estes. Como uma fonte corrupta eles estão sempre enviando fluxos de corrupção. É assim que fazem um coração corrupto enviar raciocínios corruptos, corruptos apetites e paixões, e todas as palavras torpes e ações ímpias que vêm junto com eles. A compreensão espiritual da lei de Deus, e a sensação ruim do pecado farão com que o homem busque a graça do Espírito Santo, para se manter livre dos maus pensamentos que contaminam o seu coração. (Matthew Henry)

Nada podia ser mais contraditório e coerente ao mesmo tempo do que estes dois depoimentos, quer olhados isoladamente, quer sejam visto em um bloco único. Não sei dizer se foram os tempos modernos que multiplicaram o nosso dever de vigilância ou se a nossa falta de vigilância para com o segundo depoimento no passado criou-nos mais essa preocupação. Como químico tenho a obrigação de perguntar de antemão: Estamos mal por causa dos produtos químicos ou não estaríamos muito pior sem eles?Ou seja, a química não é um mal em si, ou o mal é seu uso indevido? Porém, como pastor, sinto-me no dever de alertar quanto a terrível combinação de resultados que esses dois depoimentos juntos denunciam.

Nessa rápida reflexão peço licença para pinçar apenas o último item da matéria da CNN, que faz associação de ingestão de água contaminada à dificuldade de aprendizagem. Várias são as correntes científicas que afirmam que a desnutrição infantil é a causa de uma série de fatores ruins que acompanharão o indivíduo por toda a sua existência. Desde cárie até sequelas cerebrais irreversíveis, uma parcela enorme da população mundial já foi, e pelo que parece, continuará sendo condenada sumariamente. E é aqui que o nosso texto bíblico se exalta acima dos demais, pois detectou a raiz primeira deste incomensurável problema: o mau que nasce no coração.

Jesus não estava falando dos problemas ambientais do seu tempo, mesmo por que eles não eram tão graves como os de hoje, mas falava de um mal maior que contaminava tudo a sua volta, inclusive o ambiente. Jesus estava dizendo que, desde muito tempo, cada geração perversa deixava como legado uma geração mais perversa ainda, e que esse processo começava no coração, e só a conversão deste coração poderia revertê-lo. Convertendo o coração convertem-se também as coisas que dele saem, inclusive o fim dos males que contaminam o ambiente.

O que parece aos olhos do conjunto das ciências humanas algo que permanecerá por um bom tempo irreparável, aos olhos da fé é uma questão momento, e momento é esse: Assim vós também não entendeis? 

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.