Fita de Moebius |
A fita de Moebius foi uma descoberta independente dos matemáticos alemães August Ferdinand Möbius e Johann Benedict Listing que, em 1858, a apresentaram como um enigma insolúvel. Basicamente é uma fita que quando as duas pontas se unem perde totalmente as suas características dimensionais e estranhamente passa a ter apenas um lado. Isso mesmo. Qualquer perspectiva de que se tenha visualmente da existência dos dois lados é derrubada quando um dos supostos lados é percorrido continuamente. Aí se pode constatar que, de fato, ela tem apenas um lado. Ou seja, estamos vendo os dois lados, mas a verdade é que só existe um lado.
Lembrei-me deste fenômeno matemático quando avaliava os efeitos do blackfriday tupiniquim que tem sido comemorado em nosso país. Tenho visto claramente neste simples evento o quanto somos engodados pela enganação da mídia a serviço dos grandes conglomerados. Tenho percebido também quão inocentemente nos sensibilizamos aos apelos de festas folclóricas, sem que com ela tenhamos qualquer relação, e eu diria que em mesmo o mais sutil conhecimento. Tomemos como exemplo o recente hallowen.
Assim como nos EUA, o nosso blackfriday acontece no dia seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças, mas com impactos e propósitos totalmente diferentes. O blackfridey americano foi criado para ser uma resposta dos homens e mulheres de negócio à data festiva que relembra a trajetória heroica dos peregrinos nas intempéries da Nova Inglaterra, que nesse dia, não como indivíduos, mas como nação, agradeceram a uma consciência mais elevada que os inspirou e os amparou nessa luta. Lá as mercadorias têm seu preço, e, consequentemente, o lucro reduzido porque uma consciência que induz à gratidão toma conta daquela nação. Convém lembrar que foi uma vitória obtida pela união de colonos e indígenas que professavam diferentes credos. Ou seja, lá é, antes de tudo, uma comemoração suprarreligiosa.
Bom, e aqui, qual é o apelo? Qual é a motivação dessa data? O que estamos de fato celebrando? A quem estamos agradecendo? É triste notar que, na contramão de outras festividades importadas, como o já citado Haloween, que a cada ano ganha mais vulto e mais adeptos, o Dia Nacional de Ação de Graças nas igrejas, ano após ano, tem perdido seu valor genuíno e contado com menos celebrantes, mesmo nas igrejas protestantes tradicionais.
Desse nosso relaxamento a mídia secular soube se aproveitar muito bem. Imediatamente percebeu a oportunidade de transformar essa data de reflexão e gratidão em mais um boom para alavancar as suas vendas. Foi fácil demais nos enganar. Deixamos de ir às igrejas no Dia Nacional de Ação de Graças para acordarmos cedo e estarmos de prontidão antes das grandes lojas abrirem as suas portas.
Não vou nem entrar na questão dos falsos descontos, mesmo porque, como bem disse o apóstolo Paulo no nosso texto base: esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre. Eles não têm qualquer motivo para reduzirem seus lucros e a sua gratidão esta intrinsecamente ligada ao aumento das vendas, visto que junto com o espantoso aumento de 95% nas vendas, veio também um aumento exponencialmente maior das reclamações e denúncias. O que mais se podia esperar?
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