Gemidos inexprimíveis I

Virgem em oração, Abraham Bloemaert (1564-1651)
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveisE aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Romanos 8.26

Se existe um aspecto da nossa vida cristã em que hesitamos sempre, este é a oração. Muitos acham que a oração existe para ser influenciar o inconsistente. Entendemos a importância da oração? Confiamos no poder da oração? Normalmente dizemos que sim, no entanto, muitas vezes vacilamos na prática e na forma. No nosso texto bíblico parece evidente que somos assim mesmo e Deus está bem ciente do nosso problema: Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

Essa passagem começa com a palavra “semelhantemente”, que é uma referência ao versículo 22 que fala do gemido da criação: Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito. Paulo ressalta que o Espírito Santo está gemendo dessa mesma forma, anseio pelo dia em que o mundo será purificado e curado.

Paulo nos diz também que o Espírito Santo nos ajuda em nossa fraqueza. Há muitas áreas em que somos fracos. Nós somos fracos, por vezes, fisicamente. Ficamos exaustos e sentimos que não podemos continuar. Estamos enfraquecidos pelos restos do pecado em nossa vida. Nós somos fracos emocionalmente quando nos encontramos oprimidos. Muitas vezes somos fracos espiritualmente porque nos falta a fé na bondade e sabedoria da Palavra de Deus. Mas a fraqueza que Paulo aponta aqui é a fraqueza intelectual. Nós temos uma incapacidade nata de saber o que pedir a Deus em oração. 

Esses nosso tempos servem bem de exemplo. Não sabemos quando orar pela cura de uma pessoa ou para Deus prepará-la, a ela e nós, para a viagem de volta, mesmo sabendo que as pessoas não estão destinadas a viver para sempre. Não sabemos quando orar para que Deus prover nossas necessidades financeiras ou para pedir-lhe que nos ajude a viver de forma mais simples dentro de nossos recursos. Não sabemos quando orar por um relacionamento em desenvolvimento ou para pedir a Deus que nos ajude a esperar por algo mais apropriado. Estamos diante de uma encruzilhada da vida e nós não sabemos orar para saber que caminho tomar. Estamos diante de uma oportunidade e nós não sabemos quando orar para que Deus nos dê coragem para um passo de fé, ou a paciência de esperar nele. A realidade é que não sabemos o que orar, porque não sabemos o que o futuro nos reserva. Como vamos enfrentá-lo? Se soubesse que tinha apenas um ano de vida deveria orar de forma diferente se soubesse que tinha 25 anos de vida pela frente?



Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.