O que é APÓSTOLO? II

Simão, o mago, crônicas de Nurembreg, 1493
Contudo, se são doze o número dos apóstolos, o apostolado da igreja deve ser entendido de maneira mais ampla, pois ela é uma igreja iminentemente apostólica, isto é, não se limita a ação dos doze apóstolo escolhidos por Jesus. A função precípua dos apóstolos de Jesus era multiplicar a sua presença, a sua ação e a sua palavra. Agindo deste modo, os doze comunicaram a toda igreja não o privilégio de ser testemunha ocular, pois este era intransmissível, mas responsabilidade de, mesmo sem terem presenciado o fato, ser testemunhas do ressuscitado. A presença de Jesus permanente na igreja conserva um vínculo especial que dá continuidade não o título, mas a missão apostólica: Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus. (Hb 3,1)

Na sua vida pública, durante três anos, Jesus abriu caminho para a extensão da missão apostólica, primeiramente aos doze, depois a setenta: Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! (Mt 10.1 e 17), para finalmente designá-la a todos os que nele cressem: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt 28.19), com o mesmo objeto da missão dos doze e com o mesmo caráter oficial: Quem vos ouve me ouve, quem vos rejeita me rejeita e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Mt 10.40s)

Na eleição de Matias, não fica clara a intenção de se escolher mais um apóstolo para o lugar deixado por Judas Iscariotes, e sim mais uma testemunha dentre os que andaram com Jesus para compor o número doze, pois o mesmo livro que narra esta escolha, o dos Atos dos Apóstolos, confere a Barnabé o posto, com o mesmo renome e autoridade conferida a Paulo: A Barnabé chamavam Júpiter, e a Paulo, Mercúrio, porque era este o principal portador da palavra. Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: (At 14.12 e 14)

Além dessas escolhas, temos também outros sete que foram escolhidos para funções basicamente de cunho administrativo, como a divisão dos alimentos entre os carentes da igreja, os chamados diáconos.  Alguns, pela excelência reconhecida do seu serviço, foram chamados de presbíteros: Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço. (At 6.3) Estes sete, mesmo tendo sido chamados para funções burocráticas, também fundaram e dirigiram igrejas, embora fossem os seus poderes limitados pelos apóstolos: Filipe foi até a capital da Samaria e anunciava Cristo às pessoas dali,... Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ficaram sabendo que o povo de Samaria também havia recebido a palavra de Deus e por isso mandaram Pedro e João para lá. (At 8.5 e 14)

O apostolado, como representação oficial de Jesus ressuscitado, fica, deste modo, para sempre fundamentado sobre o colégio dos doze apóstolos. No entanto, a função apostólica da pregação da palavra e do testemunho através da fé dos que não viram e creram, deve ser exercida por todos os cristãos, aos quais, através de uma longa cadeia de fidelidade apostólica, chegou também até nós íntegra e isenta de acordos e conchavos, pois quem tentou este artifício no passado se deu mal: Simão viu que, quando os apóstolos punham as mãos sobre as pessoas, Deus dava a elas o Espírito Santo. Por isso ofereceu dinheiro a Pedro e a João, dizendo: — Quero que vocês me deem também esse poder. Assim, quando eu puser as mãos sobre alguém, essa pessoa receberá o Espírito Santo. Então Pedro respondeu: — Que Deus mande você e o seu dinheiro para o inferno! Você pensa que pode conseguir com dinheiro o dom de Deus? (Mt 8.18-20) (continua)

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.