Micaías, Josafá Zedequias e Acabe, autor não identificado |
Quem dá uma resposta
séria a uma pergunta tola é tão tolo como quem a fez. Responda ao tolo de
acordo com a tolice dele para que ele não fique pensando que é sábio.
Provérbios 26.4-5
Tenho ouvido sermões há muito tempo. Se John Wesley pregou mais de quarenta mil vezes, penso que já ouvi
uma quantidade sermões em torno desse número. Mas o fato é que até o dia de
hoje ainda não tenho opinião formada sobre como se deve proceder nas discussões
com ateus, agnósticos e simpatizantes. Discuto ou não? Respondo ou não? Formulo
uma teoria séria e me torno um tolo, como assim deduz Salomão, ou entro na
tolice dele para que ele pense que eu sou tão inteligente quanto ele pensa que é,
como também recomenda o mesmo pensador?
Para elucidar boa parte dessa questão contamos com um
exemplo espetacularmente esclarecedor em II Crônicas 18, que narra a profecia
de Micaías contra o rei Acabe de Israel. Micaías, profeta do reino do Norte é
mais um desses profetas quase anônimos da Bíblia que mereceriam, da parte dos
escritores sacros não apenas um breve capítulo, dada não somente à contundência, também um livro, devido à pertinência da sua mensagem. Sobre seu grandewza do ministério
profético, testemunha o prfóprio Acabe: Eu não
disse que para mim ele nunca profetiza coisas boas? Ele sempre diz alguma coisa
ruim!
Dá-se que Micaías foi envolvido involuntariamente em uma
questão atestada e sacramentada por pelo menos outras quatrocentas e duas
pessoas, onde somente ele tem opinião contrária. Mas não pensem que, dada a sua
convicção de profeta do Deus Altíssimo, ele deixou de ser contraditório, expondo com clareza a verdadeira Palavra dion Altíssimo. Mesmo que a verdade lhe fosse revelada, a princípio fez coro com os
demais profetas, surpreendendo Acabe e colocando-lhe, ao mesmo tempo, uma pulga
atrás da sua orelha.
O rei Acabe conhecia bem a figura chamada Micaías e tentou,
de todas as formas, omitir a sua pregação, mesmo porque ele já tinha consultado
quatrocentos profetas, os quais foram unânimes em confirmar a sua vitória na
batalha contra o rei assírio. Mas Josafá, rei de Judá, a exemplo do dramaturgo Nelson
Rodrigues, também avaliava que toda unanimidade é burra, aí resolveu perguntar se não havia mais algum profeta naquele país. Tenho pra mim que as
palavras de Acabe venham a ser a consagração máxima que um profeta pode receber em vida. Ter
a rejeição sumária de um rei iníquo e sanguinário lhe pesando nas costas é mais
do que suficiente para colocar qualquer um diretamente na galeria dos heróis da
fé, o que já seria suficiente para considerá-lo mais um dos grandes profetas de Deus.
Micaías não somente não calou sua voz em face das ameaças
contra sua vida e profetizou, em nome de Deus, a derrota acachapante do rei. Esse profeta foi muito mais além e fez o inimaginável. Após ouvir Acabe proferir a sua
condenação sumária: Prenda Micaías e o joguem na cadeia e o ponham a pão e
água até que eu volte são e salvo, disse ainda: Não dei por termionada a minha profecia. Acabe, nessa batalha você vai morrer e os cães lamberão
o seu sangue.
Vejamos o que podemos aprender com Micaías.
Primeiramente a não discutir com tolos. Na primeira consulta ele disse para o rei: Por que você está me perguntando isso se já
tem a opinião de quatrocentos profetas? Assim devemos responder aos
questionadores da nossa fé. Eles já têm a opinião de Freud, de Nietzsche, de
Marx e de Darwin, por que querem saber o que disse Jesus Cristo? Para esse tipo
de gente o evangelho é suficiente. Já que o rev. Spurgeon: O evangelho é um leão enjaulado, é preciso apenas que abramos a porta da jaula.
Contudo, a questão se torna mais séria quando os nossos
oponentes passam a deduzir que a nossa fé é ignorante que não pem como apresentar respostas que possam negar com razoabilidade tudo aquilo que eles consideram
verdadeiro e definitivo. Ou seja, tudo aquilo que já tenha se tornado
consensual. Nancy Pearce, em seu livro Verdade Absoluta, diz: Ainda temos de nos esforçar para desenvolver
um caráter de tamanha qualidade que as pessoas vejam a diferença entre os
remidos e os não-remidos. Nossa vida deve mostrar uma dimensão sobrenatural que
os não-crentes não possam explicar ou imitar por seus métodos naturais e
pragmáticos. Foi exatamente isso que Micaías fez. Apostou a própria vida na
sua profecia, mas não sem ridicularizar dz o rei Acabe antes da sua partida para a batalha: Deixe uma ordem para que se você não voltar que me soltem, caso contrário passarei o resto da minha vida
preso. Simples assim: Se você
sobreviver minha profecia não é a palavra do Senhor.
A exemplo do que ocorreu com Micaías, sabemos bem que nada é
simples e fácil. A fé em Jesus Cristo não é uma questão de crer e sim de ser.
Nada está garantido e nem tudo acaba bem, como foi observado nesse breve
ensaio. Por conta disso, vamos refletir no que disse o rev. Cherteston: Há duas verdades: a do mundo sobrenatural e
a do mundo natural, que se contradizem. Na qualidade de naturalistas, podemos
supor que o cristianismo é um contra-senso; quando nos lembramos de que somos
cristãos, temos de admitir que o cristianismo é a verdade mesmo que seja um
absurdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário