Pro-vérberos V – Santo do pau oco

Lobo em pele de ovelha, autor não identificado
Há pessoas que pensam que são puras, mas a sua sujeira ainda não foi lavada. Provérbios 30.12

A sabedoria dos antigos dava o nome de santo do pau oco àqueles que se vendiam por lebre, mas que no íntimo eram mesmo gatos, e gatos da pior espécie, como preconizava Jesus: Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores (Mateus 10.16). Santo do pau oco, para quem não sabe, eram imagens de santos esculpidos em madeira, mas que eram preenchidos com ouro ou pedras preciosas para serem contrabandeados para fora do Brasil.
Contudo, apesar de se verificar uma presença criminosa, tanto na sabedoria ancestral quanto nas palavras de Jesus, tenho pra mim que o provérbio não fala diretamente a respeito dessas pessoas. O pensador da Bíblia, neste capítulo, vem tratando de erros sutis e de delitos de menor gravidade, que são cometidos quase que imperceptivelmente, como, por exemplo, que não se deve falar mau do empregado diretamente ao seu patrão, porque isso atrairia sobre si o ódio desse.
Quando penso nessa onde de santidade postural da qual a igreja de hoje está investida, não tenho como não fazer essa associação, pois quando penso no como se apresentam os atuais santos da fé cristã, não encontro qualquer possibilidade de que um dos profetas do Primeiro Testamento, bem como os apóstolos de Jesus, reunirem condições de preencher tais requisitos. Nem mesmo Paulo poderia figurar entre aqueles a quem exaltamos. Por falar em Paulo, não foi ele mesmo que se dizia ser a lixo do mundo e escória do universo? Não foi este mesmo apóstolo que se julgava indigno da graça que havia recebido, por poder sem hesitação ser contado entre os piores pecadores, senão o pior?
Quem sabe não comece justamente por aí a verdadeira santidade: em se reconhecer-se pecador e em constante carência da graça de Deus? Já dizia o saudoso reverendo Bill Garison: Você pode ser pastor, presbítero, professor da ED, ser exemplo de conduta, de retidão e justiça, mas se a cruz de Cristo não for um permanente escândalo na sua vida e tornar a sua conduta em loucura, você pode passar uma vida na igreja e nunca conhecer o perdão de Deus. Muito provavelmente com o nosso versículo base em mente: Há pessoas que pensam que são puras, mas a sua sujeira ainda não foi lavada.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.