Consciência cativa

Lutero diante de Carlos V na Conferência de Worms
Que se me convençam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão, porque não acredito nem no Papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável. Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição. Que Deus me ajude! Martinho Lutero

A Dieta de Worms seria como que o reduto final para a sobrevivência daquele que já vinha sendo ferozmente perseguido pelo Papa Leão X e pela igreja dominante. Não era para menos, posto que Lutero, em resposta ao documento papal que exigia a sua retratação, em praça pública queimou a carta que o pontífice o enviara.
Isso causou uma enorme crise política entre Roma e a Alemanha. Daí, Carlos V, o rei do que chamamos hoje de Alemanha, convocar uma conferência cujo objetivo principal era fazer com que Lutero renunciasse e se retratasse dos crimes que havia cometido contra a citada igreja, pelo que vinha pregando e escrevendo sobre em favor da Reforma Protestante.
Ainda que não tenha ficado claro, a resposta de Lutero, texto acima, o livrou temporariamente da pena de morte, mas não da excomunhão, o que para um clérigo, nas circunstâncias da época, não fazia muita diferença.
Ainda temeroso pela vida do monge, Frederico o capturou e o manteve escondido por uma ano no Castelo de Wartburg, onde se supõe ter escrito Castelo Forte, o que para nós hoje é o hino oficial da Reforma. O hino, baseado no salmo 46, revela a confiança do salmista na providência divina: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Lutero soube bem traduzir o espírito do salmo, quando deixou registrado: O Príncipe de Mal / Com seu plano infernal / Já condenado está / Vencido cairá / Por uma só palavra.

0 comentários. Faça o seu:

 
Copyright 2012 Amós Boiadeiro. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates