O homem faz seu destino

Formigas X tamanduá, Cindy Luttrell
Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: "seja forte". Isaías 41.6

Texto do rev. Jonas Rezende.
                 
Este antigo registro dá algumas pistas para a nossa ação nos dias de hoje. Note como o texto destaca o cooperativismo: “um ao outro ajudou”. Em nossa sociedade de consumo e de disputas selvagens, onde está sacramentado o lema “salve-se quem puder'’, a manifestação de companheirismo que o texto nos passa merece, para mim, destaque especial.

Martin Luther King afirmou com profunda consciência: “Ou aprendemos a viver juntos como irmãos ou pereceremos juntos como loucos.” Sempre que leio esse texto bíblico me vem à lembrança o lema dos três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, que por sinal eram quatro: “Um por todos e todos por um.”

Mas repare como o texto também nos fala do valor do estímulo mútuo, em nossas lutas comuns. Um dizia ao outro: “Seja forte.” Não se trata de colocar alguém no colo, com paternalismo, e sim de provocar o potencial adormecido, diante dos desafios inadiáveis. Maurice Maeterlinck, em seu livro A Sabedoria e o Destino, fala com beleza poética sobre a relação entre os que estão preocupados em viver o amor concreto. Diz Maeterlinck: “Não amemos de dó quando pudermos amar por amor; não perdoemos por bondade quando podemos perdoar por justiça; não aprendamos a consolar quando podemos aprender a respeitar.”

O mais intrigante neste texto, para mim, é o fato de que ele retrata a atitude de inimigos do povo de Deus, na Bíblia — os chamados pagãos! E esta é a sua lição maior. A busca da verdade e os acertos não respeitam história ou geografia. A ação divina não se restringe aos nossos esquemas; ninguém é dono de Deus por usucapião...


Mário Vargas Llosa coloca nos lábios de um personagem de seu livro Conversa na Catedral a seguinte observação: “Porque no bordel você está mais perto da realidade do que no convento.” Jesus Cristo é ainda mais contundente quando diz aos fariseus: “As prostitutas chegarão no Reino dos Céus antes de vocês.”

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.