Cristo de Rouault e os apóstolos |
Texto gentilmente cedido pelo revmo. bispo Josué Adam Lazier.
O salmo 133 abre uma conversa muito importante sobre a
convivência. Na verdade ele convida o povo a “sentar junto” para conversar,
trocar experiências e tratar das questões da vida. O autor deste salmo destaca
que o ato de sentar junto é uma bênção de Deus para seu povo. Ele se faz
presente quando isto acontece.
O salmo inicia com a expressão OH! Quando esta expressão
aparece nos textos sagrados é prenúncio de algo muito importante que vai ser dito
na sequência. Neste caso, o destaque está no verbo habitar ou sentar junto.
O salmo nos diz para “sentarmos juntos”. Esta é uma boa
tradução para o versículo 1, ou seja, habitar ou sentar-se junto (Bíblia de
Jerusalém). Na verdade, esta expressão é o tema central do salmo. Sentar junto
é viver e conviver. Indica o diálogo, a troca de informações e de experiências.
Assinala o companheirismo e o apoio mútuo entre as pessoas que se sentam
juntas.
No tempo dos salmos isto acontecia em diversos ambientes:
1. No ambiente familiar - sentar à
mesa para a refeição era algo extremamente importante para a família e a nação.
No momento da refeição a família conversava, trocava idéias, etc. Era um
momento sagrado.
2. No ambiente do povo - por
ocasião das festas e das cerimônias, tais como casamento, nascimento, bodas,
aniversário e outras datas comemorativas e que mobilizavam as pessoas para
estarem juntas. Nestas ocasiões os festejos marcavam a vida das pessoas.
3. No ambiente de uma assembleia
do povo – nestes momentos em que o povo se reunia para discutir as questões da
vida e para decidir que rumo tomar. Nestas ocasiões discutiam-se os problemas
comuns e buscava-se a orientação de Deus para os mesmos.
4. No ambiente do culto. Para
falar da bênção do culto e da celebração cúltica o salmista usa duas parábolas:
o óleo que penetra na barba de Arão que, simbolicamente, indica força, saúde,
paz e alegria e o orvalho que cai sobre o monte de Sião, que indica
revitalização, renovação e, portanto, a bênção de Deus.
A convivência que o salmo propõe indica que o povo pode se
fortalecer para enfrentar as lutas da vida. O sentar junto é como uma arma que
não machuca e que não agride, mas que promove a tolerância, a fraternidade e,
desta forma, derruba os muros e vence os obstáculos. Nas palavras do salmista,
nada poderia vencer o povo se houvesse esta união.
A convivência deste ponto de vista é uma benção de Deus. O
“sentar junto” era fundamental para a existência e sobrevivência do povo. Este
convite é dirigido a nós hoje, seja para a convivência com nossa família ou com
nossos colegas de trabalho e, ao sentarmos juntos, contaremos com a bênção de
Deus. A bênção de Deus é a “vida para sempre” (Sl 133.3).
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