Jacó luta com Deus, autor não identificado |
O hebraico yisrã’él é o nome dado a Jacó pelo ser
misterioso com o qual teve de travar uma luta noturna na beira do Jaboc (Gn 33;
Os 12.4s), ou pelo Deus (Eloim) que lhe apareceu em Betel (Gên 35.10). Ambas as
vezes esta mudança de nome está em relação com a ideia de Jacó ser o ancestral
dos filhos de Israel (Gn 17.5).
A etimologia popular explicava o nome como:
“lutador de Deus”: “doravante não te chamarás mais Jacó, e sim Israel, pois
lutaste com Deus e com homens, e venceste” (Gn 32.29). A verdadeira etimologia
é um ponto discutido. M. Noth, que trata também das explicações mais antigas,
opina que existia no hebraico um verbo sry,
com o sentido de reinar, e ele interpreta Israel assim: “Deus reine; se mostre
rei”. H. Bauer interpreta: “Deus brilha, Deus dá luz”. Entre as explicações
antigas merece mencionada a de Sachsse, que considera o nome y'sãr’êl como a forma original de
Jesurun, que é uma forma poética do mesmo nome. O nome próprio ysril encontrou-se também em Ugarit. Israel
é usado às vezes no lugar de Jacó, embora não com frequência (Gn 37.3 e 13; 43.6
e 11; 46.1; 47.31)
Mais comum é
encontra-se Israel em expressões que indicam os descendentes de Jacó: os
filhos de Israel (Gn 32.32; Lc 1.16); a prole de Israel (lCr 16.13; Ne 9.2); a
casa de Israel (Êx 16.31; Mt 10.6); a assembleia dos filhos de Israel (Êx
12,3).
Como nome de
um povo ou de um tribo, Israel significa tanto a família de Jacó (Gn 34.7;
47;27), quanto os israelitas, nos textos
do Primeiro Testamento que se referem ao tempo antes de Davi e depois da queda
de Samaria, no Segundo Testamento. Fora da Bíblia encontra-se o nome Israel com
o mesmo sentido na inscrição de Mernefta, caso esta se refira a Israel, e não a
Jezrael, e em moedas do tempo dos Macabeus. Os cidadãos do reino do norte,
portanto desde o tempo de Davi, e sobretudo depois do cisma ( II Sm 1.24; 23.3).
O nome gentílico Israel o é também nas seguintes expressões: os anciãos de Israel,
os príncipes de Israel, as tribos de Israel, o povo de Israel, a terra de Israel,
o rei de Israel, o Deus de Israel. Em l Cr 9.2, Ed 6.16; 9.1 Israel significa
os leigos em oposição aos sacerdotes, levitas e ministros do templo. S. Paulo
usa a expressão “o Israel segundo a carne” (I Co 10.18), mas fala também em “Israel,
o novo povo de Deus” (Gl 6.16; Rm 9.6).
Fonte: Dicionário Enciclopédico da Bíblia, A. Van Den Born. Vozes 1985.
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