O que é ISRAEL?

Jacó luta com Deus, autor não identificado
O hebraico yisrã’él é o nome dado a Jacó pelo ser misterioso com o qual teve de travar uma luta noturna na beira do Jaboc (Gn 33; Os 12.4s), ou pelo Deus (Eloim) que lhe apareceu em Betel (Gên 35.10). Ambas as vezes esta mudança de nome está em relação com a ideia de Jacó ser o ancestral dos filhos de Israel (Gn 17.5). 

A etimologia popular explicava o nome como: “lutador de Deus”: “doravante não te chamarás mais Jacó, e sim Israel, pois lutaste com Deus e com homens, e venceste” (Gn 32.29). A verdadeira etimologia é um ponto discutido. M. Noth, que trata também das explicações mais antigas, opina que existia no hebraico um verbo sry, com o sentido de reinar, e ele interpreta Israel assim: “Deus reine; se mostre rei”. H. Bauer interpreta: “Deus brilha, Deus dá luz”. Entre as explicações antigas merece mencionada a de Sachsse, que considera o nome y'sãr’êl como a forma original de Jesurun, que é uma forma poética do mesmo nome. O nome próprio ysril encontrou-se também em Ugarit. Israel é usado às vezes no lugar de Jacó, embora não com frequência (Gn 37.3 e 13; 43.6 e 11; 46.1; 47.31)

Mais comum é encontra-se Israel em expressões que indicam os descendentes de Jacó: os filhos de Israel (Gn 32.32; Lc 1.16); a prole de Israel (lCr 16.13; Ne 9.2); a casa de Israel (Êx 16.31; Mt 10.6); a assembleia dos filhos de Israel (Êx 12,3).

Como nome de um povo ou de um tribo, Israel significa tanto a família de Jacó (Gn 34.7; 47;27),  quanto os israelitas, nos textos do Primeiro Testamento que se referem ao tempo antes de Davi e depois da queda de Samaria, no Segundo Testamento. Fora da Bíblia encontra-se o nome Israel com o mesmo sentido na inscrição de Mernefta, caso esta se refira a Israel, e não a Jezrael, e em moedas do tempo dos Macabeus. Os cidadãos do reino do norte, portanto desde o tempo de Davi, e sobretudo depois do cisma ( II Sm 1.24; 23.3). 

O nome gentílico Israel o é também nas seguintes expressões: os anciãos de Israel, os príncipes de Israel, as tribos de Israel, o povo de Israel, a terra de Israel, o rei de Israel, o Deus de Israel. Em l Cr 9.2, Ed 6.16; 9.1 Israel significa os leigos em oposição aos sacerdotes, levitas e ministros do templo. S. Paulo usa a expressão “o Israel segundo a carne” (I Co 10.18), mas fala também em “Israel, o novo povo de Deus” (Gl 6.16; Rm 9.6).


Fonte:  Dicionário Enciclopédico da Bíblia, A. Van Den Born. Vozes 1985.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.