O blefe de Ananias e Safira II

Ananias e Safira, Dan Stevers
No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido. E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados. Atos 5.10-11.

O destino de Safira não seria diferente. Três horas mais tarde ela chegou. Pedro lhe deu toda a oportunidade de confessar honestamente a trama que havia feito com seu marido. Mas novamente a mesma pretensão, a mesma hipocrisia, o mesmo amor ao dinheiro e também a mesma exposição diante de todos. Quando ela soube a notícia da morte do seu marido, foi a sua vez de assumir o mesmo estado de consciência de culpa, que só poderia levá-la à morte.

Nada poderia exemplificar melhor a responsabilidade mútua que cada cristão deve ter para com o seu irmão do que este acontecimento. Mas mesmo assim é tão difícil de aceitá-lo, assim como é duro entendê-lo. A minha pergunta deve estar na boca de todos: Por que seria necessário acontecer uma desgraça de tais proporções? 

Comparado ao nosso padrão de contribuição na igreja, o que Ananias fez foi até admirável. Não conheço alguém que tenha feito algo parecido com o que ele fez. Não conheço ninguém que vendeu um terreno e deu boa parte do dinheiro à igreja. Quando muito damos dez por cento, ou seja, menos da metade do que ele deu. O que aconteceu ali, então? Diante desse fato, como podemos compreender esse acontecimento tão chocante?

Eu creio que este é o primeiro relato vivo da confrontação da igreja de Jesus Cristo contra a casta as forças malignas opositoras a ela. Esse foi um ataque frontal contra a existência da própria igreja. Ela não podia ser destruída por fora, nem mesmo por toda a crueldade da perseguição romana. Ela não podia ser destruída pelo ceticismo e nem pelo tradicionalismo judaico. Então, a única maneira de destruir a igreja seria por dentro. Se a hipocrisia de Ananias pudesse ser multiplicada no seio daquela congregação, o veneno maligno da falsidade espiritual fluiria nas veias do corpo de Cristo: a igreja.

O que uma história assim tem a nos dizer hoje em dia? Tem alguma mensagem embutida nesta história tão estranha, tão distante e tão chocante? Ela não está ali por mero acaso, assim como não poderia ser diferente do restante da Bíblia. Então, claro que ela tem! É a mensagem é essa: o quanto nos tornamos instrumentos de Satanás quando pretendemos ter um pietismo que não é real, que não nos é viável e que se mostra simplesmente superficial. Quando nós tentamos ter um relacionamento pessoal com Cristo sem ter qualquer responsabilidade para com os membros de sua igreja. Podemos nos deter na nossa auto justificação. Podemos nos reter em nosso entusiasmo. Deixar a igreja até que ela se torne a igreja ela se transforme na igreja que eu desejo. Podemos muito bem fazer isso tudo e ainda exibirmos uma espiritualidade superficial que serve apenas para ser vista e admirada pelos outros.

Não nos iludamos que somente o casal que fez essas coisas foi o único instrumento que Satanás já usou contra a igreja. Ninguém quer ser esse tipo de pessoa, nem eu e nem você. Para que não sejamos também instrumentos, temos que ser constantemente alertados e desafiados pela mensagem desse texto bíblico. Estamos todos debaixo do julgamento deste texto que, apesar de parecer estranho, tem muito ainda a nos dizer. 

Em seguida analisaremos alguns aspectos desse julgamento. (continua)

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.