Jeremias lamentando a destruição de Jerusalém, Rembrandt |
No hebraico qinõt ,
mais tarde ’êkãh, ai é a primeira
palavra do livro que a Vulgata chamou de Lamentationes,
e a quarta das cinco Megilloth no
cânon judaico. Assim são chamados, desde o tempo da formação do Talmude, os
cinco livros do Primeiro Testamento que nas cinco principais festas judaicas
eram lidos inteiramente. São os seguintes: Cânt na Páscoa, Ru no Pentecostes,
Lam na celebração da destruição de Jerusalém, Ecle na Festa dos Tabernáculos e
Est na festa Purim. Nos LXX e na
Vulgata vem depois de Jeremias.
Conteúdo.
Lamentações é uma coleção de cinco cânticos; os quatro
primeiros estão compostos no ritmo qinãh;
sendo que o quinto não é propriamente uma lamentação, mas descreve as
calamidades em forma de oração. Os quatro primeiros cânticos são alfabéticos, o
quinto não; mas o número dos seus versículos é um acróstico das letras do
alfabeto. É interessante que nos cânticos 2-4 a ordem alfabética não é a
tradicional: o está depois do p. No primeiro cântico: Lm 1.1 e 11-17; 9c e 11b
são orações em que o poeta e a cidade personificada lamentam a desolação e
destruição de Jerusalém. Ambos reconhecem a culpa do povo.
No segundo cântico o poeta lastima o castigo de Javé sobre
Jerusalém e exorta a cidade à penitência (2.1-19); em 2.20-22 a cidade implora
misericórdia.
No terceiro cântico o poeta descreve a sua própria sorte em
relação com a desgraça de Jerusalém e sua esperança na graça de Javé.
No quarto cântico ele chora novamente sobre a desolação e a
destruição de Jerusalém, que foi justamente castigada por Javé. Os dois últimos
versículos (4.21s) contêm uma ameaça contra Edom, por causa da atitude dos
edomitas depois de 586.
O quinto cântico tem na Vulgata um título especial: Oratio Jeremiae Prophetae, e é uma
queixa geral a Deus implorando pela sua ajuda.
Origem.
A tradição judaica e cristã, talvez sob influência de II Rs
35.25, considerou Jeremias como autor de Lamentações. O certo é que o livro foi
composto sob o impacto imediato dos acontecimentos. Pode-se pôr em dúvida, no
entanto, se Jeremias é o autor, pois há certa diferença de ideias entre Jeremias
e Lamentações: Jr 37.7 e Lm 4.17; o julgamento de Jeremias sobre Sedecias e Lm
4.20, e textos como Lm 2.9 e 5.7 dificilmente podem ser considerados
pensamentos de Jeremias.
Ainda é uma questão discutida, aliás, se todas as Lamentações
são do mesmo autor; os capítulos 1 e 5 geralmente são atribuídos a autores
diferentes, por motivos literários. Em todo caso, o livro deve ter chegado à
sua forma atual antes da restauração do templo de Jerusalém; talvez trate-se de
uma coleção de cânticos para uso litúrgico na celebração da queda de Jerusalém
(Zc 7). O livro traça um paralelo interessante com uma lamentação sumeriana sobre
a queda de Ur.
Fonte: Dicionário Enciclopédico da Bíblia, A. VAN DEN BORN
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