Não há linguagem nem palavras

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim como o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Romanos 1.20
Criação, Mary Jane Banks
O teólogo Karl Barth dizia que a Bíblia só se torna Palavra de Deus no coração das pessoas, e quando Deus as ilumina de modo especial. O meu desejo sincero é que este seja um dia que Deus ilumine de forma ainda mais especial, principalmente a você que, por ventura, possa estar buscando essa iluminação mais intensamente, para sair do mar de trevas no qual estamos costumeiramente mergulhados até o pescoço.

Pensando nessas palavras, me veio à mente o quanto deveria ser de execução complexa a ordem de Jesus de comunicar o evangelho a toda criatura, e de fato não é. O quanto a Palavra de Deus precisaria se desdobrar para alcançar os diversos corações que estão em estágios tecnológicos diferentes, que possuem necessidades e esperanças as mais diversas, e que praticam usos e costumes que são completamente estranhos aos olhos de uma outra sociedade, e o tem feito na prática de forma avassaladoramente eficaz e duradoura.

É realmente estarrecedor imaginar que a tecnologia da tradução simultânea, tão aplicada hoje em dia, fosse empregada no dia de Pentecostes, muito antes da transmissão do som através de impulsos elétricos ser inventada. Pode causar, e realmente causa, muito espanto ao conhecimento do homem moderno, as narrativas que nos contam que místicos do passado, como Francisco de Assis e outros, que se comunicavam com animais, da mesma forma que nos comunicamos uns com os outros, através de palavras de ordem. Método também usado por Jesus quando fez o mar da Galileia se acalmar na frente dos seus discípulos.

Podemos mesmo verificar que uma enorme diferença se estabelece quando nos deparamos com outros credos que necessitam fazer uso de longas meditações, complicadas iniciações, cerimônias de purificação e mais transes, dietas, poções e alucinações, enquanto que o nosso Deus nos fala até mesmo através do silêncio. O salmista no salmo 19 traduziu essa diferença de forma espetacularmente bela, quando escreveu: Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras até os confins do mundo.

Dei essa longa volta para fazer uma declaração que há muito tempo se faz necessária neste blog. Quero dizer que a esmagadora maioria dos conceitos revolucionários e inéditos aqui descritos, não é fruto da inspiração com que Deus me ilumina diretamente, mas obtida normalmente através do contato com a inspiração dos grandes teólogos do passado e do presente, quer por textos escritos, quer por diálogos e sermões, ou ainda pela informação de terceiros. Não quero citar nomes para não ser traído pela memória, omitindo qualquer deles. Mas a realidade é que o blog Amós Boiadeiro procura trazer a síntese da síntese do que, a meu ver, representa a fina flor do pensamento cristão, mesmo que para isso lance mão da cópia descarada do pensamento dos citados profetas.

Ainda sem citar seus nomes, quero aqui homenagear esses gigantes da fé, esses autênticos profetas de Deus que têm proclamado a sua Palavra, a despeito de toda a nossa contestação e descaso com que os tratamos. Este blog está chegando à casa das seiscentas meditações diárias. Querendo Deus, e sob os auspícios da incansável pregação dos seus profetas, continuaremos a repercutir a mensagem cristã, que, indiferentemente de ter sido proferida no passado ou no presente, será sempre atual, oportuna e objetiva. No dizer do autor da Carta aos Hebreus: Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hb 4.12

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.