4200 religiões

Imagem de ScienceIntelligentsia
Esta criativa imagem surgiu na internet mais de uma vez, e eu me recrimino por comentá-la tão tardiamente. Logicamente que, como é o propósito de todo bom ateu, a religião objetivada em primeiro plano é o Cristianismo. Não somente por ser a religião mais professada no mundo, mas também porque muitos dos seus seguidores se assumiram como guardiões da fé e expurgadores das demais 4199 religiões.
Li também na internet a seguinte nota: Não existe evangélico mau caráter, e sim mau caráter que se diz evangélico. Gostei dessa. Porque não há na Bíblia uma afirmativa sequer condenando como falsa a religião de quem quer que fosse. O grande desafio da Bíblia é a luta contra os falsos deuses, contra os verdadeiros profetas dos falsos deuses e contra os falsos profetas do verdadeiro Deus. E é aí que o texto da imagem se perde e a sua portentosa afirmação se torna vazia. O verdadeiro cristão não aquele que prega a negação das outras religiões e sim aquele que propaga, antes de tudo, um projeto chamado Reino de Deus que nada tem a ver com religião alguma, inclusive o Cristianismo. Este é o projeto que desafia qualquer religioso, ateu ou agnóstico a tachá-lo com falso. Como utópico ou ingênuo, pode ate ser, mas ele nunca poderá ser excluído do sonho de um mundo melhor.
O que o Cristianismo faz, na realidade, é apontar esse como o único caminho. Jesus Cristo, em um dos seus mais profundos sermões disse para quem quisesse ouvir: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. O que vem a seguir, sim, é passível de interpretação. Alguns leem: ninguém vai ao Pai senão por mim. Outros já traduzem: Ninguém vai ao Pai senão como eu. Não importa tanto o peso que se dá ao restante de João 14.6, se levarmos em consideração o que Jesus disse no Sermão do Monte acerca do ideal de vida, o que costumeiramente chamamos de As Bem Aventuranças.
Este é o real desafio do Evangelho. Contradizer ou afirmar como falsa a precisão de qualquer um desses preceitos na construção de um mundo, onde não haverá necessidade de religião alguma, porque Deus, Alah, O Arquiteto do Universo, Consciência Superior ou qualquer outro nome que se dê, será tudo em todos.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.