O que é ANEL?

Moisés de Zípora
Anéis usavam-se no dedo, no pé, no nariz, na orelha e braceletes nos braços. O termo geral em hebraico é nesem (Ex 35.22; Jz 8.24-26; Job 42.11; Pv 25.12: de ouro; Os 2.15). (1) Anéis no dedo (hebraico tabba‘at) eram usados por homens e mulheres (Ex 35.22; Nm 31.50) e de modo particular pelos homens, como anel de selo (Gn 41.42: do faraó; Est passim: do rei persa); esses anéis de selo eram também chamados simplesmente de selo (p. ex. Ag 2.23). Homens e mulheres usavam anéis no pé; alguns exemplares da Idade de Bronze e da Idade do Ferro foram guardados. No Primeiro Testamento são chamados ‘ekes (Is 3.18; talvez também Pv 7.22; cf. Judit 10.3), têm a mesma forma que os braceletes, mas são maiores. O Primeiro Testamento menciona também anéis no nariz fne- zern e hãh); são usados como enfeite (Gn 24. 22; Gn 24.30; Gn 24.47: um pendente de ouro, do valor de um meio siclo, para o nariz de Rebeca; Is 3.21: as mulheres de Jerusalém; Ez 16.12: para a esposa de Javé). Podiam servir também para prender alguém (II Rs 19.28 = Is 37.29: contra a Assíria; Ez 19.4.9: reis de Judá; Ez 29.4: Egito; Ez 38.4: Gog). Como material é mencionado o ouro, mas sem dúvida outros metais também eram usados. Possivelmente muitos anéis encontrados nas escavações não tenham sido usados nas orelhas, mas no nariz. Anéis na orelha são chamados geralmente nezem, mas também ‘agíl (redondo) (Nm 31.50: entre os despojos dos medianitas; Ez 16.12: para a esposa de Javé) e netifõt, que significa propriamente gotas; sem dúvida, eram enfeitados com pérolas. As medianitas (Jz 8.26), bem como as mulheres de Jerusalém (Is 3.19) usavam pendentes de ouro; esses são mencionados também em Judit 10.4.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.