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Moisés de Zípora |
Anéis usavam-se no dedo, no pé, no nariz, na orelha e braceletes
nos braços. O termo geral em hebraico é nesem
(Ex 35.22; Jz 8.24-26; Job 42.11; Pv 25.12: de ouro; Os 2.15). (1) Anéis no
dedo (hebraico tabba‘at) eram usados
por homens e mulheres (Ex 35.22; Nm 31.50) e de modo particular pelos homens,
como anel de selo (Gn 41.42: do faraó; Est
passim: do rei persa); esses anéis de selo eram também chamados
simplesmente de selo (p. ex. Ag 2.23). Homens e mulheres usavam anéis no pé;
alguns exemplares da Idade de Bronze e da Idade do Ferro foram guardados. No Primeiro
Testamento são chamados ‘ekes (Is 3.18;
talvez também Pv 7.22; cf. Judit 10.3), têm a mesma forma que os braceletes,
mas são maiores. O Primeiro Testamento menciona também anéis no nariz fne- zern e hãh); são usados como enfeite (Gn 24. 22; Gn 24.30; Gn 24.47: um
pendente de ouro, do valor de um meio siclo, para o nariz de Rebeca; Is 3.21: as
mulheres de Jerusalém; Ez 16.12: para a esposa de Javé). Podiam servir também
para prender alguém (II Rs 19.28 = Is 37.29: contra a Assíria; Ez 19.4.9: reis
de Judá; Ez 29.4: Egito; Ez 38.4: Gog). Como material é mencionado o ouro, mas
sem dúvida outros metais também eram usados. Possivelmente muitos anéis
encontrados nas escavações não tenham sido usados nas orelhas, mas no nariz. Anéis
na orelha são chamados geralmente nezem,
mas também ‘agíl (redondo) (Nm 31.50:
entre os despojos dos medianitas; Ez 16.12: para a esposa de Javé) e netifõt, que significa propriamente gotas;
sem dúvida, eram enfeitados com pérolas. As medianitas (Jz 8.26), bem como as
mulheres de Jerusalém (Is 3.19) usavam pendentes de ouro; esses são mencionados
também em Judit 10.4.
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