As cicatrizes da paz

A minha paz vos dou, autor não identificado
Deixo para vocês a minha paz. Jesus Cristo (João 14.27)

Texto do rev. Jonas Rezende.

Um velho comentarista do Evangelho escreveu que Jesus, antes de morrer, fez o seu testamento: para o Pai destina o espírito; o corpo fica com José de Arimatéia; as vestes vão para os soldados; Maria, a mãe, deixa aos cuidados de João. E para os discípulos, que largaram tudo e seguiram o Mestre, qual seria a sua herança? Cristo lega àqueles que o amam a sua paz.

Não é, certamente, a paz dos cemitérios, da ausência de problemas. Você sabe que a própria fé que gera profundas tensões dentro de nós e em nossos relacionamentos. Há exigências éticas do Cristianismo que podem levar um homem sensível, como o apóstolo Paulo, a dizer, torturado: Miserável homem que sou... o bem que desejo não faço, mas pratico o mal que detesto.” As próprias bem-aventuranças nos falam da sensibilidade do cristão diante do sofrimento e da dor.

Não é também a paz barata ou gratuita. Jesus aparece, logo após a ressurreição, e diz aos discípulos: “A paz seja com vocês.” Mas, em seguida, lhes mostra as marcas dos espinhos e da cruz. estas marcas, o preço que ele pagou, as cicatrizes da paz.

Ser cristão é receber a paz como herança. E, ao mesmo tempo, é viver esta paz num mundo mergulhado em guerras, violências e destruição, em todos os níveis. A palavra hebraica para paz é shalom, que significa também a plenitude do amor divino e a consumação de todos os dons. Por isso, a paz ocupa o horizonte de qualquer utopia, dentro e fora da Bíblia. E o sonho e a esperança de toda a humanidade.

Assim, faça este credo também seu:
Quando a última taça de angústia for despejada no caos escuro
E a asfixia me ditar a morte. E o mundo se equilibrar no colapso total 
Eu me rirei do carrasco extenuado, do falso deus sem força e sem futuro.
E cantarei meu credo ao sol perdido que jamais se perde:
Eu creio no homem, eu creio na vida, eu creio no amor, eu creio na paz.
Eu creio em Deus.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.