O que são IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS?

Casamento egípcio
Nos tempos antigos, quase não havia impedimentos matrimoniais em Israel; um matrimônio entre meio-irmãos (Gn 20.12; II Sm 13.13), ou entre tio e sobrinha (Gn 11.29) não causava escândalo e não era proibido. As leis posteriores proibiram:
(1) casamentos entre consangUíneos em linha ascendente e descendente, e em primeiro grau na linha colateral (Lv 18.1-18), entre meio-irmãos e entre bom número de outros aparentados (Lv 18.1-18);
(2) Proibiu-se igualmente o matrimônio com uma mulher não-israelita. Também Esses matrimônios não causavam escândalo nos tempos antigos: cf. José do Egito (Gn 41.45), Moisés (Ex 2.1; Nm 12.1; o seu casamento com uma mulher “cussita” é até defendido por Javé, contra as críticas de outros), os filhos de Elimelec (Rt 1.4), Davi (II Sm 3.3).
Na luta contra o culto cananeu, os círculos responsáveis em Israel sentiram quão grande era a influência da mulher estrangeira no homem, e quão grande perigo, por conseguinte, os matrimônios mistos traziam para a pureza da religião de Israel; pelo que a legislação posterior proibiu o casamento com mulheres cananeias (Dt 7.1-4). Não havendo perigo para a religião, o matrimônio com mulher estrangeira era lícito (Dt 20.14ss).
Depois do cativeiro foi difícil para os cativos repatriados encontrar entre a população mista da Palestina uma mulher judia; multiplicaram-se então os matrimônios mistos, o que levou Esdras à medida enérgica de dissolver todos esses matrimônios (Ed 9s; Ne 13.23-29; cf. Ml 2.11). Verdade é, no entanto, que essas medidas foram inspiradas, não apenas por considerações religiosas, como também pela preocupação de salvaguardar a pureza da raça (cf. Ed 9.2). O Segundo Testamento leva em conta as concepções do Primeiro; em lugar nenhum se fala em impedimentos matrimoniais.

Fonte: Dicionário Enciclopédico da Bíblia - A. Van Den Born

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.