Aquele que se humilhar

A contenda entre Jesus e a mulher cananeia, autor não identificado
Aquele que se exaltar será humilhado, porém aquele que se humilhar era exaltadoMateus 23.12; Lucas 14.11; Lucas 18.14

Antes mesmo do seu nascimento, Jesus estava predestinado a entrar na luta entre a soberba e a humildade. O Magnificat, ou cântico de Maria, já se apresentava como o prenúncio desse seu árduo combate: Exaltará os humildes e despedirá vazios os ricos. Ou seja, Jesus foi predestinado a contestar os valores que o mundo mais preserva em favor daquilo que ele menos deseja para si.
Até onde posso me lembrar apenas Isaías, referindo-se a ao servo sofredor, toca nesse assunto, pois se existe uma possibilidade da qual até o diabo duvida, é justamente essa: Conseguirá alguém manter a sua cabeça sobre pescoço após tentar mudar essa ordem? A descrença do Maligno no cântico de Maria foi tão grande que mais tarde ele fez questão de conferir no deserto.
Somente assim dá para entender um pouco da dificuldade que Jesus teve para se anunciar como o Messias, entender o porquê do seu anonimato e entender as causas da demora do seu reconhecimento, demora essa que perdura até hoje. Por que escolher apenas 12 discípulos, ficar sujeito a itinerância, depender da caridade alheia para sobreviver se uns poucos milagres lhe bastavam?
Jesus nunca permitiu que uma manifestação extraordinária da misericórdia de Deus servisse de trampolim para promoção pessoal ou mesmo para a divulgação do Reino de Deus. Aliás, milagres, nunca foram garantia de que Deus estava de acordo com a situação vigente. Paulo diz justamente o contrário: Milagre é sinal para os não crentes, pois o sinal para os que creem é a profecia, é a pregação da sua Palavra que serve para exortar, para edificar e para consolar.
O nosso texto base é citado três ocasiões diferentes. Por conta disso, nas três meditações seguintes vamos analisar esses relatos da Bíblia na tentativa de compreender esse imbróglio no qual Jesus nos meteu.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.