Circunstâncias e evidências

Moisés e os magos do Egito por Robert Leinweber
Ainda que intransigente, a vontade de Deus vai ao encontro da vontade do homem, não de modo a querer suplantá-la, mas para torná-la perfeita. Em pelo menos duas circunstâncias podemos percebê-la.
No curso da História, através de situações inexplicáveis até hoje.
Como de um único homem nascido no mais ferrenho politeísmo deu-se início a mais fantástica experiência de libertação vivida por um povo inteiro?
Como os escravos hebreus saíram caminhando livres do Egito, a maior potência mundial da época, sem qualquer resistência?
Como é que a fé em um judeu nascido em um obscuro recanto da Galileia propagou a maior revolução de todos os tempos?
Como homens e mulheres escondidos em fétidas catacumbas fizeram ruir o poderoso império acima deles?
Poderíamos ficar perguntando indefinidamente os como e os porquês, mas o fundamento seria um só: nenhum dos desígnios de Deus pode ser frustrado.
A segunda circunstância é a reflexão inspirada.
A aceitação submissa da vontade de Deus não exige a anulação do intelecto, mas uma fé inquestionável na sua justiça. Sabemos que nenhuma mente humana pode compreender por inteiro esta vontade, daí a necessidade da inspiração divina. Curiosamente a primeira coisa que a mente inspirada percebe é a grande distância entre a sabedoria humana e a divina. Em suma: A inteligência do homem não é suficiente para entender a vontade de Deus, mas a inspiração divina lhe abre os olhos para este desafio. Para Wesley, agir conforme a mente de Cristo era ter uma palavra apropriada ao momento, e não a repetição de cansativos chavões. Não deixar-se levar pela opinião pública nem pelas evidências. Para esse elemento em especial, Paulo tem o fundamento definitivo: Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo. Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus. Colossenses 2.8-9


Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.