Liturgia para a passagem do Advento para o Natal

O povo que andava em trevas viu grande luz 
Adaptada da Liturgia do Portal dos Luteranos

Preparação
Esta proposta litúrgica visa ajudar as comunidades, ou as famílias, a marcarem a passagem do Advento para o Natal.

No ambiente do culto, coloque a Coroa de Advento num lugar próximo às pessoas. Além das quatro velas usuais, é necessário ter uma vela maior – apagada - (de preferência, de cor diferente das demais velas da Coroa).

Iniciar a celebração com as luzes da árvore de Natal apagadas. As quatro velas da Coroa de Advento serão acesas somente após a saudação, durante uma música.

Acolhida
Leitor I: Chegamos ao fim do Advento! Durante as quatro últimas semanas vivemos na expectativa do Natal. Espera ansiosa por algo novo, por um mundo justo e renovado. Espera por uma boa notícia que nos alegre!

Todos: E a Palavra se fez ser humano e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória do Filho, único do Pai, cheio de amor e fidelidade. (Jo 1.14).

Saudação
Dirigente: Sejam bem vindos e bem vindas ao encontro com Deus!
Em nome de Emanuel, Deus-conosco, que se tornou gente e veio habitar entre nós, iniciamos este encontro comunitário. Que a Paz esteja entre nós! Amém.

Musica de Natal

Memória da vida
Leior II: Como reflexão e preparação para este encontro com Deus, com os irmãos e as irmãs, convido para que, em silêncio, relembremos as quatro últimas semanas, este tempo de Advento que antecede o Natal. Meditemos sobre os fatos marcantes da nossa vida pessoal, familiar, social e comunitária. (Silêncio)

Oração
(Enfocar nesta oração o Espírito do Advento, relembrando a nossa vida diante de Deus: que somos frágeis, sofremos dores, enfrentamos perdas, doenças, catástrofes, esmorecemos na fé, vivemos num mundo em constante reconstrução (reconstrução de valores, da justiça, de relações solidárias ... Lembrar que Advento é sinal de que Deus ouviu, ouve e vê a aflição do seu povo e vem ao nosso encontro. O povo andava em trevas, por isso, Deus enviou o seu Filho para ser a nossa luz e nos ajudar a enfrentar a escuridão e enxergar novos caminhos. Nessa certeza, nos colocamos nas mãos de Deus, com tudo o que somos, vivemos e esperamos)

Música

Leitura bíblica

Meditação

Dinâmica da passagem do Advento para o Natal
(Pegar a vela que se encontra no centro da Coroa de Advento e dizer:)
Todos: O povo que andava em trevas viu grande luz e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz;

(Em seguida, acender esta vela numa das quatro velas da Coroa de Advento. Apagar as quatro velas da Coroa de Advento e com a vela maior acesa, nas mãos, dizer)

Todos: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

(Com a luz desta vela na mão acender luzes da árvore de Natal.

Dirigente: Por causa deste menino-Deus que nasceu por nós e fez sua luz brilhar forte entre nós, podemos cantar Noite Feliz!

Oração final

Pai nosso

Bênção
Dirigente: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Fp 4:7)

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.