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O êxtase de Estevão no seu apedrejamento, Rembrandt |
A palavra hebraica y’hezq’él,
que ao pé da letra mais propriamente quer dizer saída da alma, significa no
grego profano tanto degeneração, confusão, atordoamento, inebriamento, como
também em certas circunstâncias pode significar arrebatamento, enquanto imaginavam
que o homem atordoado ou inebriado como sendo momentaneamente inspirado por alguma
divindade ou possesso por uma força misteriosa maligna.
O êxtase no sentido mais amplo da palavra é, portanto, um
estado psíquico excepcional, cujas causas eram sempre procuradas nas forças
sobrenaturais e na presença de seres divinos ou demoníacos. Os extáticos
tentavam provocar esse estado por embevecimento, música com modulações sequenciais,
danças que faziam a pessoa girar, gritos rítmicos, instrumentos ensurdecedores
e automutilação.
Estas formas de êxtase encontram-se, sobretudo, nas religiões
mistério, nas helenistas e entre os povos vizinhos de Israel: l Rs 18.26-29 - E eles clamavam em altas vozes e se
retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue.
Passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se
oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. Mas
também podemos encontrá-la no Primeiro Testamento entre os israelitas, ora
sobre um indivíduo: II Rs 3-15 -Ora,
pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus
sobre Eliseu, ora sobre grupos de pessoas: I Sm 19.21 -
Avisado disto, Saul enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram;
então, enviou Saul ainda uns terceiros, os quais também profetizaram.
Os rabinos na Septuaginta usaram a palavra num sentido mais
largo ainda, traduzindo por ela palavras hebraicas que significam: sono
profundo: Gn 2.21 - Então, o SENHOR
Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas
costelas e fechou o lugar com carne, e maledicência, inquietude, confusão,
perturbação: GN 15.12 - Ao pôr do sol,
caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram, susto,
pavor: Gn 32.30 - Àquele lugar chamou
Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva, e
até mesmo como maledicência: Nm 13.32 - E,
diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A
terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores;
e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
No Segundo Testamento a palavra grega usada para êxtase significa quase que exclusivamente
confusão mental causada por susto ou pavor, como podemos ver em Mc 5.42: Imediatamente, a menina se levantou e
pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira
admirados, Lc 5.26: Todos ficaram
atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos
prodígios, e At 3.10: e reconheceram
ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se
encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.vendo as curas
milagrosas
Êxtase no sentido em que costumamos usar hoje em dia de
arroubamento espiritual foi usado apenas por Pedro em At 10.10 - Estando com fome, quis comer; mas, enquanto
lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e
descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra
pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e
aves do céu, e por Paulo em II Co 12.12: Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao
terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe.
Sem dúvida alguma, embora, se analisarmos apenas o contexto,
devemos-se também atribuir a um êxtase o fenômeno da glossolalia: I Co 14.9 - Assim, vós, se, com a língua, não disserdes
palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se
falásseis ao ar.
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