O que é o RAMADÃ?

A estrela do Ramadã
Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, um mês de jejum para os muçulmanos. O jejum é um dos cinco pilares do Islã; os outros são a confissão de fé, as cinco orações diárias, o Zakat (esmola) e o Hajj (peregrinação a Meca). Jejum no Ramadã é o principal pilar do Islã porque é um meio de se chegar mais perto do Deus Único, Allah. De acordo com o Corão, o jejum é prescrito para você como foi prescrito para aqueles que vos precederam, de modo que você pode aprender o autodomínio. O jejum, que é reconhecido por seus benefícios espirituais e psicológicos e principalmente à saúde, é considerado pelos muçulmanos como um meio para melhorar o caráter moral e por oferecer uma oportunidade de renovação espiritual.

Propósito do jejum
O verdadeiro propósito do jejum não é para nos fazer passar fome e com sede, ou privar-nos do nosso conforto e conveniências, mas estar na presença de Allah. É fazer o melhor possível para viver seus mandamentos e evitar suas proibições: temor a Deus, a adoração de Deus, sinceridade na fé, e evitar a desobediência. O jejum é um ato invisível. Só Deus e a própria pessoa podem saber se ela está em jejum ou não. Ensina como controlar e disciplinar nossos desejos. Durante o jejum se aprende a dizer "não" às coisas que são boas, mas desnecessárias. Quando se aprende a dizer "não" ao que geralmente é permitido, então pode-se facilmente controlar-se para evitar o que é proibido. Com o jejum se provar até certo ponto a dor e o sofrimento daqueles que são pobres e indigentes. O jejum ensina a empatia e simpatia, e isso tira do nosso egoísmo e egocentrismo.
  
Os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol todos os dias durante todo o mês (cerca de 17 horas por dia). O jejum requer que os muçulmanos se abstenham de comida, bebida, relações conjugais e mal conduta durante o jejum.

Quem jejua?
Jejum no Ramadã é obrigatória a todos os muçulmanos saudáveis ​​e maduros física e mentalmente. Aqueles isentos de jejum são as mulheres, os viajantes doentes, idosos, grávidas e menstruadas. Mulheres e viajantes grávidas e menstruadas podem compensar os dias perdidos pelo jejum em um momento posterior.

O dia de jejum começa com uma refeição início da manhã antes do amanhecer e termina ao pôr do sol. As atividades noturnas incluem a quebra tradicional do jejum geralmente com tâmaras e água, a oração do sol é seguida de uma jantar, iftar. Os muçulmanos, então, vão à mesquita para as orações da congregação em que pelo menos um trigésimo do Corão é recitado. A congregação teria assim ouvido a recitação do Corão completa até o final do mês.

Fim do Ramadã
Ramadan se concluiu entre os dias 5 e 6 de julho de 2016, dependendo da observação da lua. A celebração que marca o fim do Ramadã é chamado de Eid-ul-FitrInsha'Allah, uma das principais atividades festivas no Islã foi comemorado em 6/7 de julho.


Fonte: Islamic Foundation of Toronto.

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.