Teologia do tombo |
Estamos vivendo um tempo de grande violência em nossa sociedade. O jornalista Alberto Dines, em seu artigo de ontem no JB, contrasta a grande concentração religiosa do dia de Finados, uma opção pela vida e a tragédia do cinema em São Paulo no dia seguinte, que seria uma opção pela morte. É claro que ele não relaciona os dois fatos ao consagrar a expressão "showmissa", que é o que está acontecendo também em nossas igrejas em cultos que poderiam ser chamados de "showculto".
Para mim, no entanto, as coisas podem ter uma relação. O chamado movimento carismático, seja o do lado protestante, com ênfase num Espírito Santo que, ao contrário do expresso em João 16:12-15, é bem superior às outras pessoas da Trindade, o Pai e o Filho, seja no católico, que é totalmente devotado a Maria, como se viu não só no Maracanã (Dia de N. S. Aparecida) como também em Santo Amaro-SP.
O que há em comum aos movimentos carismáticos católicos e protestantes é a profunda alienação social, a religião que deve ser "mudança de vida", isto é, mudança de mente (metanoia) transforma-se em show, em uma espécie de louvor sem consequências. É por isto que, com muita sabedoria, o Agamenon, de O GLOBO, há dois domingos fazia uma das maiores críticas a essa "fast religion", que cria "igrejas de conveniência", artigo humorístico que precisa ser levado a sério, uma crítica que é exatamente aquilo que estou falando. Comentando a concentração do Maracanã, ele dizia o placar do jogo: " Movimento Carismático 5 X 0 Teologia da libertação" . E tem sempre uns engraçadinhos - a mídia por exemplo - fãzoca do Padre Marcelo, que diz que esses movimentos são o ressurgimento da religião.
A religião católica é muito mais representada por Helder Câmara do que por esses adeptos do showmissa. Aliás, por falar em Helder Câmara, os "sites" noticiosos da Igreja Metodista dos Estados Unidos na Internet é valorizaram muito a pessoa de Don Helder. Citaram com grande ênfase uma de suas frases: "quando eu dou comida aos pobres, dizem que sou um santo: quando eu critico aqueles que não permitem que os pobres comam, me chamam de comunista". No Brasil os protestantes não dera a menor "bola" para o grande cristão. Nem para mencionar sua luta contra a ditadura militar nem o fato de ter sido paraninfo da turma de 1967 de nossa Faculdade de Teologia, uma experiência inesquecível.
ENAVI – Encontro Nacional de Avivamento
Leio no Expositor de novembro que o novo encontro será no '' Rio de Janeiro, possivelmente no Maracanãzinho, em setembro de 2000. O pessoal que o está organizando não está interessado no genuíno avivamento metodista mas em outra coisa. O que se lê é que o principal preletor participante é um pastor de uma igreja pentecostal de São Paulo.
A Igreja Metodista esteve sempre na vanguarda do genuíno avivamento. Agora, em virtude da insensatez desse grupo, que o bispo Lockmann declara ser hegemônico, nós realmente estamos na rabeira. Assim, não dá.
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